Na cidade

Dos arraiais ao Dia da Criança: 19 sugestões à borla para fazer este fim de semana

Desde festas com música popular a atividades para os miúdos, sem esquecer a Feira do Livro de Lisboa. Animação não vai faltar.
Prepare-se para dançar.

Junho é sinónimo de arraiais nos bairros de Lisboa, Feira do Livro e uma série de atividades para os miúdos para celebrar o Dia da Criança. E, como é habitual, não faltam atividades gratuitas para aproveitar o primeiro fim de semana de junho.

As celebrações dos Santos Populares arrancam oficialmente este sábado, com muita música popular portuguesa, sardinhas assadas e cerveja. Uma das festas a não perder é o Arraial NiT, que vai transformar o Centro de Cultura Popular de Santa Engrácia (CCPSE), numa verdadeira pista de dança. 

A primeira edição do evento surge em parceria com a New Sheet, a empresa responsável pelas icónicas festas da Revenge of the 90’s, e com um conceito criado especificamente para este projeto: Os Santos Mais Bem Guardados de Lisboa. A animação será assegurada por alguns dos nomes mais conhecidos da música popular portuguesa — Marial Leal será a primeira artista a subir ao palco (no sábado, dia 1).

Outra festa que costuma marcar o primeiro fim de semana de junho é o Arraial dos Navegantes, no Parque das Nações, o convívio popular que marca o arranque da época. Com cerca de dois mil lugares sentados, privilegia convívios mais prolongados em família ou com amigos, e é também uma das mais ecológicas da cidade (a organização eliminou pratos, talheres e taças de plástico). Se não tem onde deixar os miúdos, não se preocupe. No recinto existe o “Arraialito”, um espaço dedicado aos mais novos. 

Já para celebrar o Dia da Criança, assinalado a 1 de junho, há também uma série de atividades destinadas aos mais novos, tanto no Prata Riverside Village como no Centro Cultural de Belém. No projeto da VIC Properties localizado em Marvila, podem passar a tarde a fazer modelagem de balões, espetáculos de magia, teatro de fantoches e workshops artísticos.

Para os leitores ávidos, um ponto de paragem obrigatória é, sem dúvida, a Feira do Livro de Lisboa, no Parque Eduardo VII. A 94.ª edição — a maior de sempre — arrancou esta quarta-feira, 29 de maio, e vai contar com mais de 2.000 eventos, incluindo espetáculos de música e cinema ao ar livre.

Confira abaixo as sugestões gratuitas da NiT para este fim de semana.

Sábado, 1 de junho

Iniciativa SO!KIDS

O Prata Riverside Village, projeto da VIC Properties localizado em Marvila, promete ser o lugar ideal para celebrar o próximo Dia da Criança com o evento SO! KIDS. Com início às 14 horas, a iniciativa vai prolongar-se até às 19 horas e oferece diversas atividades para os mais novos, como modelagem de balões, jogos tradicionais, espetáculos de magia, teatro de fantoches e bolas de sabão. Os espaços comerciais do empreendimento irão também disponibilizar pinturas faciais, tatuagens, oferta de menu kids no restaurante Rio de Prata e workshops artísticos, que passam pela ilustração, pintura, aguarelas, origamis, trabalhos em missangas e muitos outros. 

Arraial NiT

A primeira edição do Arraial NiT arranca já esta sexta-feira, 31 de maio, com um espetáculo de Miguel Azevedo e Maria Leal no dia seguinte. Até 29 de junho o Centro de Cultura Popular de Santa Engrácia (CCPSE) vai transformar-se numa pista de dança, com música todos os dias, de concertos ao vivo a atuações de DJ. 

Dia da Criança no Centro Cultural de Belém

No dia 1 de junho, o MAC/CCB celebra o Dia Mundial da Criança com atividades gratuitas, como o “Cem Pintas”, uma atividade com obras de arte modernistas onde os miúdos precisam de recuperar as pintas perdidas. Outro destaque é a iniciativa “Magia no Museu”, onde os mais novos vão explorar as cores e as formas das obras da exposição “Coleção Berardo do Primeiro Modernismo às Novas Vanguardas do Século XX”, através de um pequeno espetáculo com momentos mágicos.

Exposição “Poster Mostra”

O espírito criativo e inovador do Poster Mostra regressa a Marvila para a sua nona edição e traz consigo uma série de obras de arte em formato poster espalhadas pelas ruas desta zona industrializada tornando-a emergente e artística. A arte estará distribuída por várias ruas de Marvila, tendo início na Rua do Açúcar e continuando pela Rua Sandeman (Rua Capitão Leitão), Largo do Poço do Bispo e termina na Rua Amorim.

Mercado P’la Arte 

No primeiro sábado do mês, o Prata Riverside Village acolhe uma “inovadora experiência” que permite a mais de 30 artistas apresentar e comercializar de forma criativa e atrativa o seu trabalho. O mercado consiste num projeto de exposição e venda de obras de artistas visuais.

Passeio guiado do Campo das Amoreiras ao Parque Oeste

Ao longo dos próximos meses (junho, julho), o programa de visitas O Meu Bairro a Pé vai percorrer três freguesias de Lisboa: Santa Clara, Lumiar e Marvila. Para o Dia da Criança está marcada uma caminhada histórica e cultural por lugares emblemáticos da freguesia de Santa Clara como o Campo das Amoreiras, a Estrada do Pisa-Pimenta, a Alta de Lisboa e o Parque Oeste.

Picadero Jazz

Na primeira quinzena de junho, o Largo do Picadeiro acolhe sete concertos de jazz fora de portas numa iniciativa do Teatro São Luiz que procura convergir diferentes estilos, contextos e gerações, que conta com a participação de alguns dos mais entusiasmantes artistas do panorama nacional e internacional. O programa arranca este sábado, com André Fernandes, às 17h30.

Santos à Campolide

A Quinta do Zé Pinto vai voltar a encher-se de alegria, cor e animação com as festas populares de Campolide, entre 31 de maio e 15 de junho. Como sempre, o cartaz conta com os melhores artistas de música popular, como Rebeca (31 de maio) e Micaela (1 de junho).

Arraial dos Navegantes

O arraial do Parque das Nações é o convívio popular que marca sempre o arranque da época — e a 20.ª edição não é exceção. Pela primeira vez, o Arraial dos Navegantes vai durar quatro dias, em vez dos três habituais. Entre 30 de maio e 2 de junho, irá encontrar pratos típicos cozinhados na hora (com serviço take-away), bar e quiosques. 

Concerto Lisbon Poetry Orchestra

A Biblioteca de São Lázaro, a biblioteca pública mais antiga de Lisboa, comemora 141 anos. Neste âmbito, a Junta de Freguesia de Arroios promove um dia de festa em torno da palavra, dos livros e da leitura. Às 18 horas, o coletivo multidisciplinar Lisbon Poetry Orchestra dará um concerto especial para celebrar e interpretar a poesia numa viagem única à descoberta e reinvenção da palavra dita.

FNAC Live

O festival ao ar livre acontece mais uma vez nos jardins da Torre de Belém, com um cartaz com um alinhamento para toda a família — e com vista para o Tejo. Pedro Abrunhosa, Jorge Palma, Lena d’Água e Chico da Tina são alguns dos nomes que vão subir ao palco no regresso do Fnac Live. Dos anos 80 ao rock, além dos nomes acima referidos, o cartaz conta ainda com nomes como Cara de Espelho e o The Legendary Tigerman. Chico da Tina encerra o dia com o característico trap minhoto que continua a conquistar fãs.

Domingo, 2 de junho

Anjos70 Art & Flea Market

O “mercado mais alternativo” de Lisboa regressa para mais uma edição num novo espaço em Alvalade: o Heden Coworking. Serão dois andares com mais de 50 bancas, novos artistas e negócios locais com uma variedade de artigos à venda, como objetos decorativos, peças de roupa, acessórios, antiguidades, propostas vintage, bem como criações contemporâneas e originais de artistas emergentes. Será uma daquelas à antiga, como na Feira das Almas: com DJ, terraço para apanhar sol — e uma cozinha a servir almoços. 

Feira do Livro

O Parque Eduardo VII já está invadido com bancas cheias de livros graças a mais uma edição da Feira do Livro, que arrancou esta quarta-feira, 29 de maio. Até 16 de junho vai poder visitar o evento literária mais famoso do País, que este ano terá a maior edição de sempre. Ao longo dos 19 dias, a Feira do Livro vai contar com mais de 2000 eventos, incluindo espetáculos de música e cinema ao ar livre, sem esquecer a zona de restauração. 

Teatro “Le Faux-Orchestre”

Santiago Moreno, o Homem-Orquestra, regressa ao FIMFA com uma nova proposta, após ter fascinado o público na edição de 2016. Desta vez trata-se de “um concerto marionetístico para um músico e o seu duplo, numa fusão entre marionetas, máscaras e música com um sabor sul-americano, que deve ser escutado de olhos bem abertos.” O espetáculo acontece no Museu de Lisboa — Palácio Pimenta, às 11h30 e 16h30.

Mercado CCB

No primeiro domingo de cada mês, o Centro Cultural de Belém organiza uma feira. Da gastronomia à natureza, das ofertas para miúdos ao artesanato contemporâneo, as marcas e os projetos portugueses que foram convidados a mostrar o seu trabalho. O público é desafiado a participar em oficinas, a assistir a momentos de culinária ou a dançar ao final do dia.

Arraial da Vila Berta

O Vila Berta é um dos arraiais mais antigos e castiços da capital e vai encher-se de festa entre 1 e 12 de junho.  No dia 2 de junho, o festim é dedicado aos mais novos, no arraial infantil que começa às 16 horas e termina às 18 horas.

Grande Arraial de Belém

O Parque dos Moinhos de Santana também vai celebrar os Santos Populares, com o Grande Arraial de Belém, que chega já esta sexta-feira, 31 de maio, e fica por lá até 15 de junho. Além dos carrosséis e insufláveis para os mais novos, há bancas de comida, karaoke e DJs para animar as noites. 

Santos em Santos

As sardinhas, espetáculos e animações de todo o tipo já estão no Terrapleno de Santos desde 16 de maio. A organização responsável, a Junta de Freguesia da Estrela, garante que “não faltarão manjericos, sardinhas, diversões, artesanato ou o bailarico ao fim de semana”.

Arraial da Misericórdia

É a festa com uma das melhores vistas da cidade. Situada no Miradouro de São Pedro de Alcântara, o Arraial da Misericórdia regressa entre os dias 1 e 30 de junho. A animação será eclética e diversificada, da música popular ao tradicional fado, e não vão faltar os petiscos típicos destas festividades, como as sardinhas assadas, as bifanas, as farturas ou os churros.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT