Aos 12 anos, Caetana Pina não consegue recordar com precisão o momento em que se deu conta de que tinha uma verdadeira paixão por carros, mas admite que possa ter surgido de forma súbita e inesperada. “Na verdade, acho que já nasci assim”, conta à NiT. Nas redes sociais é conhecida como Caetana Loves Cars, descrição que lhe assenta na perfeição.
Com dois anos, preferia receber carros telecomandados a bonecos ou outros brinquedos. Com um comando na mão, fazia manobras e estacionamentos incríveis. “Foi mesmo um gosto que se revelou desde pequena”, revela a mãe, Raquel, acrescentando que nunca teve grande interesse por automóveis e que, na família, não havia ninguém com a mesma inclinação.
Embora fizesse perguntas sobre modelos específicos ao pai e ao padrasto, Caetana satisfazia a curiosidade principalmente através da internet e de livros. Aos poucos, foi aprendendo quase tudo sobre automóveis, dos clássicos aos mais recentes.
“Sempre falei muito sobre carros, de como distinguir os modelos, algumas curiosidades. Um dia, a minha mãe sugeriu que fizéssemos um vídeo para as redes sociais”, conta a jovem, que vive em Cascais.
Caetana fez a sua primeira publicação na conta que criaram no Instagram, gerida pelos pais, a 15 de outubro de 2024. “Olá, sou a Caetana e sou apaixonada por carros. Nesta página, vou falar-te sobre várias marcas, modelos e curiosidades sobre automóveis”, apresentou-se.
Após esta primeira review, revelou que estava à procura de novos automóveis. “Se tens um supercarro ou um carro diferente daqueles que habitualmente vemos na rua, envia-me uma mensagem”, escreveu.
Ver esta publicação no Instagram
Uma semana depois do lançamento do primeiro vídeo, conseguiu atingir mil seguidores — atualmente já se aproxima dos 10 mil — e as mensagens chegam às dezenas. “Já temos centenas de carros para analisar. Faço uma seleção dos que mais gosto, junto algumas curiosidades sobre o modelo para tornar o vídeo mais interessante e vou até às pessoas para gravar”, explica.
Sempre que um automóvel capta o seu interesse, seja no Algarve ou no Porto, Caetana desloca-se até alá. Já teve a oportunidade de ver de perto modelos como o Citroën DS clássico, conhecido em Portugal como “boca-de-sapo”, um Microlino (um microcarro elétrico de design retro, inspirado no BMW Isetta) com uma porta à frente, ou um Porsche 911 do século passado.
As suas análises e partilhas de curiosidades não se limitam a Portugal. Desde pequena, Caetana tem viajado por várias partes do mundo com a mãe, que possui uma agência de viagens chamada Eleva-te, em parceria com o companheiro. Recentemente, esteve na Índia, onde encontrou, por acaso, um Hindustan Ambassador Mark 2. Carinhosamente conhecido como “rei das estradas indianas”, o modelo era fabricado pela Hindustan Motors e baseado no britânico Morris Oxford Series III.
Nas Maldivas, experimentou um jet boat car, que alcança velocidades de 65 quilómetros por hora no mar. “Finalmente pude brincar com um volante à vontade e percebi que gosto mais de velocidade do que imaginava”, revela.
Embora ainda não possa conduzir, Caetana já tem um carro favorito: o Mercedes 300SL coupé, famoso pelas suas “asas de gaivota”. Quando for mais crescida, sonha em ter uma coleção dos seus veículos preferidos, incluindo um Rolls-Royce Phantom, um Mercedes Classe S, um Ferrari 250 GT SWB Berlinetta ou um Jaguar E-Type. “Sempre preferi carros clássicos a supercarros”, confessa.
Sobre o futuro, Caetana reconhece que “ainda não decidiu” o caminho a seguir, sabe apenas que quer continuar ligada ao mundo automóvel. “É a minha paixão”, conclui.
Clique na galeria para ver alguns dos carros que Caetana já analisou.