Um médico de astronautas, um cientista político e uma especialista de vinhos. Estes são apenas alguns dos profissionais que vão fazer parte da nova edição do TEDxLisboa, que se realiza este sábado, 15 de março, na Culturgest.
“Vida” é o tema desta edição do evento conhecido pelas palestras inspiradoras, com menos de 20 minutos. “Vamos cruzar as estações do ano com os ciclos da vida: o que temos, o que nos rodeia e o que criamos, e falar de vidas plenamente vividas”, adianta a organização.
Desde a sua fundação, que o TEDxLisboa tem sido “um espaço para a partilha de ideias transformadoras”. Este ano, em que celebra o 15.º aniversário, reforça o compromisso em trazer histórias que “fazem a diferença e que nos ajudam a compreender e melhorar o mundo em que vivemos”.
O programa, organizado localmente, reúne pessoas que partilham experiências de vida no modelo TED. Durante um dia inteiro, das 10 horas às 18h30, os oradores vão falar diretamente com o público presente, que poderá também participar em atividades paralelas que têm o objetivo de “despertar debates e ligações”.
É a partir de um tema genérico que se debatem questões mais específicas, que serão abordadas por convidados de diferentes áreas. Após meses de investigação, análise de perfis, visualização de vídeos e inúmeras horas de conversa com conhecidos e desconhecidos, foram encontrados os “oradores perfeitos”.
“Alguns são, como deveriam ser, verdadeiramente controversos, enquanto outros, aparentemente desconhecidos, possuem o poder de mudar o mundo à sua maneira”, sublinha o evento, do qual a NiT é media partner.
Ver esta publicação no Instagram
Os oradores
A primeira convidada a subir ao palco é Ana Sofia Fonseca, realizadora e produtora portuguesa, que se dedica a contar histórias de pessoas como forma de incentivar uma reflexão sobre o mundo em que vivemos. O seu último filme, “Cesária Évora”, estreou-se em 2023 e foi exibido em mais de 60 países nos cinco continentes.
Segue-se, logo depois, o médico aeroespacial e neurocirurgião Edson Oliveira, um dos fundadores do primeiro Centro de Estudos de Medicina Aeroespacial no País. O “médico dos astronautas” dará a conhecer os efeitos da micro gravidade na saúde assim como na sua perspectiva sobre os desafios médicos nas viagens espaciais.
Numa área completamente diferente, a palestra seguida é dada pela austríaca Astrid Sauer, que fundou a State of the Art, em 2009, com o objetivo de combinar os conhecimentos de consultoria com a sua paixão: a arte e a cultura. Como fundadora de uma agência inovadora, tem feito vários esforços para democratizar o acesso à cultura e tem trabalhado para aumentar a capacidade e o reconhecimento da oferta criativa em Portugal.
Francisco Jerónimo, com mais de 25 anos de experiências nas indústrias de IT e telecomunicações, e Inês Ayer, designer humanista que utiliza uma abordagem 360 graus para impulsionar mudanças sociais através do design — e que foi distinguida na Forbes 30Under30 em 2024 — são os oradores que completam a primeira parte do programa.
Depois de um breve intervalo onde o público pode interagir com os convidados, segue-se mais uma ronda de apresentações. A segunda parte começa com uma pequena atuação do mexicano Ian Carlo Mendoza, um percussionista, compositor e performer que já integrou vários grupos de jazz, rock e música experimental.
Depois desse momento, é a vez de Márcia Martins, co-fundadora da Ecoarts Amazónia, de brilhar durante cerca de 20 minutos. Parte da terceira geração de pioneiros na Amazónia brasileira, decidiu lançar, há 18 anos, um negócio socioambiental dedicado à sustentabilidade do “lar da sua alma”: a Floresta Amazónica.
O gestor de comunicação e vinicultor João Almeida, o engenheiro e líder empresarial Rami Tarazi, nascido na Faixa de Gaza e ex-prisioneiro em Israel, e a especialista de vinhos Dorli Muhr, fundadora da Wine+Partners, também sobem ao palco para partilhar as suas ideias inspiradoras.
Ver esta publicação no Instagram
O evento continua depois do almoço, com mais nove convidados, incluindo o cientista político Heni Ozi Cukier, mais conhecido como Professor HOC, a investigadora e fundadora Ana Fernandes Pinto, que fundou a Culture in Translation, o advogado e especialista em sustentabilidade Bruno Galvão, e a curadora do luto e artista Charlene Lam.
Com ascendência chinesa e americana, a nova-iorquina, que vive atualmente em Lisboa, Charlene Lam direcionou a sua arte para a abertura de espaço para o luto de uma forma pouco convencional: a curadoria de exposições dedicadas a entes queridos que partiram. A ideia partiu da sua própria experiência com a morte repentina da mãe, em 2013, que a levou a criar uma exposição em sua homenagem.
Antes de terminar a terceira parte do evento, a escritora e cantora Cutana Carvalho vai ser protagonista de mais um momento musical. A última hora do TEDxLisboa vai ser dedicada a ouvir o ator e apresentador Ricardo Pereira, “o mais brasileiro dos atores portugueses”, o sócio fundador da Sociedade Rui Alves Pereira & Advogados, Rui Alves Pereira, e a engenheira e líder empresarial global Besma Kraiem.
O programa termina com mais um momento musical, desta vez com alguns artistas do Wako Kungo, uma plataforma de músicos independentes e alternativos, onde têm oportunidade de mostrar o seu trabalho e manifestações artísticas.
Os bilhetes ainda estão à venda online, em diferentes pacotes. Custam 60€ para estudantes e 95€ para o público geral. A campanha iniciada no TEDxLisboa 2023 mantém-se, pelo que, ao adquirir um bilhete, as pessoas estão a contribuir imediatamente para a preservação de uma árvore na Floresta Amazónica. Por cada bilhete vendido, uma árvore é preservada na floresta.
O regresso destas palestras a Lisboa em 2022, depois de um hiato de seis anos, que duram no máximo 18 minutos cada, é da responsabilidade do produtor de vinhos Dirk Niepoort, da quinta geração da família Niepoort, e de Marta Gonzaga, produtora e curadora de TEDx’s desde 2010.