Na cidade

Duas das 10 cidades com o ar menos poluído da Europa são portuguesas

Faro e Funchal são dos destinos com menos partículas finas em 2023. A lista é liderada por um destino na Suécia.
Têm a melhor qualidade de ar.

Apesar dos alertas acerca da qualidade do ar, Portugal tem duas cidades entre as 10 melhores da Europa. Quem o diz é a Agência Europeia do Ambiente (AEA), que destacou o ar limpo de Faro e do Funchal nos dados publicados esta quinta-feira, 29 de agosto. Lisboa e Sintra surgem em 38.º e 104.º lugar, respetivamente.

Segundo a lista, apenas 13 cidades apresentam concentrações de partículas finas abaixo do nível considerado adequado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A lista é liderada por Uppsala e Umeå, na Suécia, seguindo-se a primeira representante nacional, Faro, a fechar o pódio.

O ranking inclui ainda Reiquiavique, na Islândia, Oulu e Tampere, na Finlândia, Norrköping, na Suécia, todos acima do Funchal. O top 10 termina com Talin e Narva, ambos na Estónia, e já abaixo do destino madeirense.

Já nas cidades mais poluídas da Europa, destacam-se três representantes italianas. Padova, Vicenza e Cremoan têm todas mais de 20 microgramas de partículas finas por metro cúbico de ar. Cremona, em Itália, Nowy Sacz, na Polónia e Slavonski Broad, na Croácia, lideram a lista.

Nas avaliações homólogas, divulgadas em 2020 e 2021, Faro e Funchal estavam em segundo e terceiro lugar, respetivamente. As cidades portuguesas foram ultrapassadas apenas pela sueca Umeå.

De acordo com a AEA, as classificações foram obtidas através da comparação dos níveis médios de partículas finas (PM2,5), um poluente presente no ar com graves consequências na saúde respiratória. Apenas 11 das mais de 340 cidades analisadas apresentam níveis de PM2,5 abaixo dos valores estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT