Três terraços e três visões totalmente diferentes de Lisboa. Para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de abril, sábado, o Amoreiras 360º Panoramic View e o Museu da Água juntaram-se para oferecer uma experiência diferente aos portugueses: entrada gratuita (com acesso a visitas guiadas) em três dos seus mais emblemáticos miradouros.
O percurso pedonal vai começar no Aqueduto das Águas Livres. Construído por ordem de D. João V no século XVIII, continua a ser um marco icónico de Lisboa. Com uma extensão de 58 quilómetros, distribuídos por 127 arcos, esta obra de engenharia hidráulica, erguida sobre o vale de Alcântara, resistiu ao terramoto de 1755.
Apesar de ter sido desativado em 1973, devido à redução do caudal das nascentes que o alimentavam, continua a ser um testemunho do sistema de adução, transporte e distribuição de água do século XVIII.
Além deste monumento nacional, o programa inclui a travessia sobre o vale de Alcântara e uma visita ao Amoreiras 360º Panoramic View, a 174 metros de altura. Mesmo que não participe nas visitas guiadas, o acesso será livre para todos os que quiserem subir ao topo do miradouro e avistar locais emblemáticos da cidade, como o Padrão dos Descobrimentos, o Palácio Real da Ajuda e o Cristo Rei.
O percurso termina no terraço do Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, onde será possível compreender melhor o desenvolvimento urbano da cidade através da perspetiva dos circuitos e da história da água. O programa pretende, acima de tudo, dar a “conhecer a evolução urbana de Lisboa a partir da perspetiva dos seus circuitos e da história da água, cruzando património, paisagem e memória.
Esta iniciativa enquadra-se numa celebração promovida internacionalmente pelo ICOMOS. Para 2026, o tema escolhido é “Património vivo: resposta de emergência em contextos de conflitos e desastres” e lança o debate sobre “a resiliência do património cultural nacional e a necessidade de proteger, salvaguardar e valorizar esse legado para as gerações atuais e futuras”.
As visitas guiadas acontecem em dois horários, às 10h e às 14h30, e têm um limite de 30 participantes por sessão. As inscrições podem ser feitas por telefone (+351 218 100 215) ou por email (mda.epal@nulladp.pt) e o ponto de encontro está marcado para o Aqueduto das Águas Livres.
Para subir gratuitamente o miradouro do Amoreiras, não é necessária inscrição prévia. Basta dirigir-se à receção, no piso 1 do centro comercial, e levantar o respetivo bilhete de acesso. Nos restantes dias, podem ser comprados online com preços a partir dos 3€ para jovens e séniores. Menores de cinco anos não pagam.
“Ao associar-se a esta data, o Amoreiras 360º reforça o seu posicionamento como um ponto privilegiado de observação sobre a capital, mas também como um convite à descoberta e valorização da cidade, da sua história e do património que a define”, afirma a empresa.

LET'S ROCK






