Na cidade

É oficial: o renovado Mercado do Bolhão reabre em setembro

Ao fim de quatro longos anos, um dos marcos da cidade do Porto vai voltar a receber os fregueses do costume.
Finalmente.

Faltam menos de dois meses para que o mercado mais famoso do Porto seja devolvido à cidade, depois de quatro anos encerrado para modernização do espaço de lojas e de bancas. De acordo com a Câmara Municipal, citada pela “Time Out”, o emblemático edifício reabre a 15 de setembro.

A confirmação da data significa não só o regresso de muitos dos comerciantes que foram deslocados para um novo espaço, a poucos metros do original, aquando do fecho do mesmo para obras, como a criação de novas lojas e espaços modernos de restauração e de comércio. A autarquia confirmou que à antiga casa, cuja reabilitação esteve a cargo do arquiteto Nuno Valentim Lopes, voltam 62 rostos conhecidos, aos quais se irão juntar mais 29, além de 27 inquilinos “históricos” e 12 estreantes, num total de 81 bancas, 38 lojas e 10 restaurantes.

No piso térreo, os visitantes vão encontrar o mercado de frescos, no qual os espaços de restauração assumiram o compromisso de comprar os produtos que necessitarem. Já os restaurantes ficam no piso superior e as lojas vão estar viradas para o exterior do edifício.

Na entrada da Rua Formosa, há agora uma praça onde será possível organizar eventos. Foram também criadas uma ponte que liga as ruas Alexandre Braga e Sá da Bandeira; uma nova entrada a partir da estação de metro; e uma cave para descargas.

“Muitos dos azulejos originais, os florões e dentilhões recuperados, a escadaria, as ruas e toda a fachada original” foram conservados no decorrer das obras.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT