Na cidade

Há mais um baloiço em Portugal. Este tem vista para o Tâmega

O Baloiço da Ponte do Canal fica na freguesia de Abragão, Penafiel. Acrescente à lista.
Foto partilhada no Facebook.

Baloiço da Ponte do Canal: fixe este nome, grave as coordenadas, pode adicioná-lo já à lista de novos baloiços incríveis, panorâmicos e nostálgicos a visitar no nosso País — sim, porque são tantos os novos este ano que já merecem uma check list, quem sabe até uma viagem própria: um roteiro pelos baloiços de Portugal.

Enquanto namora essa ideia, apresentamos-lhe o novo baloiço do norte do País, inaugurado na penúltima semana de agosto. Chama-se então Baloiço da Ponte do Canal e fica localizado na Rua de Amieiro, em Abragão, concelho de Penafiel.

Publicado por Pedro Couto em Sexta-feira, 28 de agosto de 2020

De acordo com a informação divulgada pela Junta de Freguesia de Abragão na sua página de Facebook este domingo, 30 de agosto, o nome tem uma explicação simples: a ponte do Canal em Abragão encontra-se submersa no Rio Tâmega, devido à construção da barragem do Torrão, e está precisamente à frente do baloiço.

Já sabe por isso que pode contar com vistas incríveis e desafogadas do Tâmega, como se estivesse a voar pelo rio. Segundo o presidente da junta, José de Sousa, ao jornal regional “A Verdade“, o sucesso tem instantâneo. Apesar da abertura recente, o baloiço de madeira em tido “muito movimento, com muita gente a querer saber a localização. Muita gente não conhece e tem vindo através das redes sociais”.

O autarca explica ainda que o baloiço surgiu no seguimento da aposta da junta no setor turístico na freguesia, que já tinha sido reforçado com o Centro de Interpretação da Escultura Românica. Também o Parque de Lazer de Abragão vai começar a segunda fase das obras, adiantou.

Abragão 💚 | Baloiço da Ponte do Canal 🌳😘📷 Junta de Freguesia

Publicado por Penafiel em Sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Recorde-se que este ano em que a regra é viajar por Portugal, os baloiços são uma das novas grandes modas, recurso quase infalível das autarquias e juntas para dar aquele motivo extra às pessoas de conhecerem e visitarem uma região. Além de lindos e com vistas perfeitas, enchem as redes sociais de fotos que funcionam como uma espécie de bilhetes postais da região — e o turismo agradece. 

Recentemente, abriu um destes locais maravilhosos na Serra da Boneca, com vista para o Rio Douro — tal como a NiT lhe contou. Para quem não conhece, há outros dois baloiços panorâmicos com uma história semelhante e até mais antigos — e que também foram criados por jovens para valorizar as suas terras. Neste caso, são espaços irmãos entre si, ou seja filhos do mesmo projeto e próximos um do outro.

Falamos do Baloiço do Trevim e do Baloiço do Burgo. Os mesmos que inspiraram uma jovem a criar o Baloiço do Talegre, na freguesia e Serra de Alburitel, no concelho de Ourém; e em junho o de Penedros da Cabeça.

Mas continuou: em julho abriu o Baloiço do Mezio, na Serra do Soajo; no mesmo mês, nasceu o Baloiço de São Silvestre, em Mesão Frio; e ainda o Baloiço CerLove em Vila Nova de Cerveira — que até motivou filas épicas, semanas depois. E se julho foi forte, o que dizer de agosto? Neste mês, abriu o Baloiço do Sobreiro, junto ao Miradouro do Talegre, em Moncorvo; no mesmo mês foi conhecido o Baloiço d’As Antas P’ro Mondego; também o Baloiço da Carriça, em Arganil; e agora o da Ponte do Canal.

Além disso, a moda já não se fica só pela natureza. Depois de chegar a um restaurante na Ericeira, há agora até um baloiço numa clínica no Porto.

View this post on Instagram

Abragão, Penafiel

A post shared by José Maria F Sousa (@jmfsdesousa) on

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT