Na cidade

EDP está a oferecer aulas de surf solidárias a 200 crianças e jovens

A iniciativa envolve miúdos de 12 instituições de solidariedade social. Começou este fim de semana na praia de Carcavelos e vai acontecer em Peniche e no Porto ao longo do mês.
Aproveite para experimentar.

Setembro é o mês dos regressos – à escola, às aulas, aos encontros com os colegas e às atividades extracurriculares. É também o regresso à segunda edição do EDP Open Sessions, a iniciativa solidária da EDP que oferece aulas de surf a mais de 200 crianças e jovens de instituições de solidariedade social. O objetivo é oferecer uma experiência única e totalmente diferente do habitual a estes jovens, “ajudando-os a quebrar barreiras para enfrentar o futuro”.

Durante os próximos fins de semana de setembro, a EDP vai dinamizar estas aulas de surf solidárias em várias praias de Portugal. O primeiro dia deste evento aconteceu a 11 de setembro, na praia de Carcavelos, onde os alunos puderam contar com a participação especial de três dos cinco jovens surfistas que fazem parte do EDP Surf For Tomorrow, um projeto único de formação de uma nova geração de surfistas profissionais que estão a correr o mundo com estágios e participações em campeonatos juniores.

Desta forma, João Mendonça, Gabriela Dinis e Matias Canhoto tiveram a responsabilidade de ensinar e guiar outras crianças e jovens nas suas primeiras ondas, numa experiência única e em segurança, que pode fazer a diferença e inspirar para um futuro melhor. Nos próximos fins de semana de setembro, a iniciativa solidária continua a decorrer, desta vez naa praia Internacional do Porto (dias 18 e 19) e Peniche (dias 25 e 26).

O projeto EDP Surf For Tomorrow é único e consiste numa formação de uma nova geração de surfistas profissionais. “Foram selecionados cinco jovens atletas, três portugueses e dois espanhóis, entre os 13 e os 17 anos, e durante um ano inteiro vão viajar aos melhores locais de surf, ter estágios internacionais e participar em circuitos juniores internacionais”, explica à NiT Diana Horta e Costa, responsável de eventos e patrocínios EDP. 

O EDP Open Sessions nasceu com o objetivo de proporcionar uma experiência e um dia diferente a várias crianças de instituições de solidariedade social que, além das aulas de surf, vão ter a oportunidade de participar numa aula de ioga e em workshops de desenho e pintura com o jovem artista João Cardoso, mais conhecido por Cardoz. 

Também pode participar numa das aulas

É verdade. Todas as pessoas que passarem por estas praias e que se consigam inscrever vão poder estrear-se em cima da prancha, com a ajuda de um instrutor. Haverá uma aula por dia e as inscrições podem ser feitas no espaço da EDP,  para o próprio dia ou para o dia seguinte. Tudo dependerá da disponibilidade e lotação máxima das aulas

Para a aula de surf gratuita, a EDP disponibiliza o fato, a lycra e a prancha, incentivando assim todas as pessoas, dos 8 aos 80 anos, a aproveitarem um momento de lazer e de prática de desporto ao ar livre. As EDP Open Sessions pretendem, assim, trazer cada vez mais público a conhecer a modalidade do surf, que partilha os valores da marca e os hábitos de vida saudáveis e sustentáveis.

Este projeto está ligado ao apelo “Changing Tomorrow Now”, ou “mudar, já hoje, o amanhã”, em que a EDP se comprometeu a ser 100% verde até 2030 produzindo apenas energia solar, eólica e hídrica.

Este artigo foi escrito em parceria com a EDP.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT