Na cidade

A EDP vai limpar as praias de norte a sul do País — e todos podem ajudar

A ação vai decorrer durante julho, agosto e setembro em 16 areais. As pessoas que recolham mais lixo habilitam-se a ganhar prémios sustentáveis.
Por um futuro melhor.

Todos os anos o cenário é o mesmo num dos lugares mais bonitos em Portugal — a praia. Garrafas de plástico, de vidro, latas, embalagens de gelados, sumos e iogurtes, beatas, papéis ou máscaras são encontrados um pouco por todos os areais do País. Felizmente, há cada vez mais ações de sensibilização para ajudar a diminuir o lixo e a consciencializar os portugueses para este problema. 

Numa iniciativa promovida no âmbito do Planeta Zero, a EDP Comercial vai percorrer 16 praias de norte a sul, desafiando os banhistas a limpar estas praias, recolhendo todo o lixo que encontram ao longo do areal. Ao participar nesta missão organizada pela EDP, vai estar a ajudar a evitar que todo o lixo acumulado fique no areal, nas dunas e na água, protegendo o meio ambiente e consciencializando para um futuro mais sustentável.

Para isso, basta dirigir-se a uma das 16 praias no dia correspondente, onde lhe será oferecido um saco para recolher todo o lixo que conseguir, contribuindo para a limpeza de uma das zonas favoritas dos portugueses e dos turistas nesta altura do ano. 

Nos primeiros dois dias da ação, os participantes recolheram 251 quilos de lixo. As próximas ações promovidas pela EDP vão acontecer entre as 10 e as 19 horas, na praia de Porto de Mós (24 de julho), na Praia da Rocha em Portimão (25 de julho) e Praia de Quarteira (31 de julho).

A partir de agosto, os locais são Praia Verde em Castro Marim (1 de agosto), Praia de Matosinhos (7 de agosto), Praia do Molhe no Porto (8 de agosto), Praia da Barra em Ílhavo (14 de agosto), Praia da Claridade na Figueira da Foz (15 de agosto), Praia dos Pescadores na Ericeira (21 de agosto), Praia Grande em Sintra (22 de agosto), Praia de Paço de Arcos (28 de agosto), Praia de Carcavelos (29 de agosto). No dia 4 de setembro o encontro está marcado na Praia de São João, em Almada; e no dia 5 de setembro, vá até à Praia do Creiro, em Setúbal.

Todo o lixo é pesado no final de cada dia e o seu peso é registado em nome de cada participante. No fim da ação, em setembro, as três pessoas que conseguirem recolher mais lixo serão premiadas. O primeiro classificado recebe uma bicicleta, o segundo recebe uma trotinete e o terceiro recebe um voucher de 100€ para utilizar na dott.pt, a loja online que lançou recentemente uma linha de produtos sustentáveis em parceria com a EDP Comercial.

Os clientes da EDP registados na app da empresa recebem ainda pontos do Planeta Zero, que podem acumular na sua conta e posteriormente trocar por descontos e experiências sustentáveis. Todos os participantes recebem um certificado de limpeza.

Esta iniciativa nasce da preocupação constante da EDP em proteger o meio ambiente. Foi também essa a razão para a criação do Planeta Zero, onde os clientes da EDP Comercial podem encontrar esta e outras iniciativas que ajudam à sensibilização, informação e mudança de hábitos dos portugueses no caminho para a sustentabilidade e redução da pegada ambiental. Desde que foi criado em setembro de 2020, o programa Planeta Zero conta já com mais de 465 mil utilizadores registados na plataforma.

Este artigo foi escrito em parceria com a EDP.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT