Na cidade

Eles andam à caça dos símbolos de WC mais criativos e divertidos do País

Pedro Simões é o autor de uma página de Instagram onde são partilhadas as imagens hilariantes e por vezes artísticas que enfeitam as casas de banho de Portugal.
Também é arte.

Tudo começou com uma conversa no Whatsapp. Pedro Simões nunca tinha prestado grande atenção aos símbolos nas portas das casas de banho, até ao dia em que foi almoçar na Churrasqueira Dom Duarte, em Leiria, em outubro do ano passado. Assim que foi ao WC, não conseguiu ignorar as figuras que decoravam as portas. Ao contrário dos símbolos habituais, deparou-se com galos e galinhas.

Na casa de banho das mulheres, estava o desenho de uma galinha a pôr ovos. Na dos homens, um galo a fazer pose. Já nas adaptadas a pessoas com mobilidade reduzida, estava uma galinha numa cadeira de rodas.

A peculiaridade destas figuras não passou despercebida ao consultor de seguros, que não resistiu em tirar fotografias e enviar para o grupo de WhatsApp que mantém com os colegas de trabalho. “Costumamos partilhar fotografias do sítio onde estamos, muitas vezes na brincadeira, e enviei-lhes as portas destas casas de banho”, conta à NiT Pedro Simões, de 43 anos.

Nessa altura percebeu que, de facto, existiam tantas figuras peculiares e diferentes às quais nunca tinha dado grande atenção. A reação dos colegas de trabalho deu-lhe a ideia de criar uma página no Instagram para partilhar a “arte no WC”. 

O consultor, que vive na Maia, já tinha um histórico na criação de sites e blogues. “Sou muito ligado à criatividade e humor e cheguei a criar blogues de futebol, outro com uma autobiografia com fotografias e músicas, e ainda outro com curiosidades sobre os nomes das cidades em Portugal”, conta.

Desta vez não foi um blogue, mas sim uma conta no Instagram. “Não pode ficar apenas nos olhos dos aflitos e apertados. Tem que estar visível em todo o mundo”, lê-se na descrição da Knock Knock WC, a página criada em novembro. 

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Knock Knock no WC (@knock_knock_wc)

Desde então que não consegue passar por uma casa de banho sem reparar com mais detalhe para os símbolos das portas. De telemóvel na mão, captura o momento e partilha nas redes sociais.

“As pessoas começaram a achar piada e a enviar-me também outras fotografias, que vou partilhando. Já me chegaram imagens do Chile, Áustria e México”, diz. Além das imagens, costuma partilhar também um apontamento engraçado e uma música que esteja relacionada com a fotografia.

“Não havia dinheiro para lhes pôr uns braços além das pernas?”, escreveu quando partilhou a casa de banho das mulheres no NorteShopping. Já quando visitou o Alameda Shopping, no Porto, não deixou de reparar que não havia praticamente diferença entre as figuras. “Com símbolos tão idênticos, deve haver dias em que se tornam mistas”, escreveu.

Carregue na galeria para ver a “arte nas casas de banho” que Pedro Simões tem partilhado no Instagram.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT