Na cidade

Elétricos e autocarros clássicos da Carris voltam a desfilar por Lisboa

Ruas da capital vão encher-se com veículos icónicos do século passado. O evento está marcado para sábado, 23 de setembro.
Vai ser lindo.

Como já é habitual no mês de setembro, para celebrar o aniversário da Carris (que este ano comemora 151 anos), Lisboa vai encher-se de elétricos e autocarros antigos. A nova edição do Desfile de Clássicos regressa à capital no próximo sábado, dia 23 de setembro, com vários modelos emblemáticos que estão expostos no museu da empresa.

A empresa portuguesa vai organizar duas viagens, às 10h30 e às 16 horas, com partida da estação de Santo Amaro. No entanto, em vez de percorrer a habitual ligação no eixo ribeirinho, até à Praça da Figueira, os visitantes vão fazer o trajeto até Algés, passando ainda por Belém.

Os primeiros elétricos

Pelo caminho, vai poder regressar até ao início do século XX graças a viaturas como o Elétrico 535, um dos primeiros veículos construídos pelas oficinas da Carris, ou o Elétrico 802, um dos preferidos quando este ainda era o meio de transporte mais utilizado pelos lisboetas. Destacam-se ainda modelos temáticos com elementos como o 713, 744 e 745, com elementos como cortiça, arraiolos ou bordados da Madeira.

Por fim, pode subir a bordo de íconicos elétricos como o Salão Aberto 283, que entrou ao serviço em 1902, embora tenha sido suprimido na década de 60. Antes de ser resgatado e restaurado pelo Carris, foi uma atração durante vários anos no Parque Infantil do Alvito. O Salão Fechado 330 e o famoso T1 também costumam ser muito procurados.

A estrela da coleção

Uma das grandes estrelas da coleção do museu é um autocarro de dois pisos de 1952. Geralmente, costuma estar num espaço fechado, mas está impecavelmente conservado, ao ponto de poder circular pela cidade.

Além dos veículos da primeira metade do século XX, este ano o desfile conta ainda com o autocarro 76, que apenas entrou ao serviço nos anos 60, apesar de ser idêntico aos primeiros autocarros com um só piso; e o autocarro 1001, de 1975, que é o veículo mais recente da coleção.

Os interessados em participar na edição de 2023 do Desfile dos Clássicos podem inscrever-se através do e-mail mais.museu@nullcarris.pt. As reservas custam 10€ (adultos) e 5€ (menores de 18 anos) e são efetuadas conforme a ordem de chegada dos pedidos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT