Na cidade

Elétricos e autocarros clássicos da Carris voltam a desfilar por Lisboa

Os veículos icónicos do século passado vão passear nas ruas a 21 de setembro. Há atuações musicais, encenações e surpresas.
Uma viagem ao passado.

Todos os anos, sempre em setembro, Lisboa enche-se de elétricos e autocarros antigos para celebrar o aniversário da Carris (que, em 2024, comemora 152 anos). A nova edição do Desfile de Clássicos regressa à capital no dia 23 de setembro, sábado, com vários modelos emblemáticos que estão expostos no museu da empresa.

As viagens vão partir da estação de Santo Amaro. No entanto, em vez de percorrer a habitual ligação no eixo ribeirinho, até à Praça da Figueira, os visitantes vão fazer o trajeto até Algés, passando ainda por Belém, em dois horários distintos, às 10h30 e às 16 horas.

Durante o percurso vai poder viajar até ao início do século XX graças a viaturas como o Elétrico 535, “um dos primeiros elétricos construídos pelas oficinas da Carris” ou o 802 que, segundo a Carris, “esteve ao serviço na cidade de Lisboa quando os elétricos eram o transporte público de eleição”.

Destacam-se ainda estreias com o Elétrico 741, criado em 1947, assim como modelos temáticos com elementos como o 713, 744 e 745, com elementos como cortiça, arraiolos ou bordados da Madeira. Há ainda o 301, que tem dois pisos e entrou em funcionamento em 1957, ou o autocarro 1001, um clássico laranja de 1975.

Por fim, pode subir a bordo de icónicos Salão Aberto 283, que entrou ao serviço em 1902, embora tenha sido suprimido na década de 60. Antes de ser resgatado e restaurado pelo Carris, foi uma atração durante vários anos no Parque Infantil do Alvito. O Salão Fechado 330 e o famoso T1 também costumam ser muito procurados todos os anos.

Além do desfile de veículos, a celebração também vai incluir atuações da Banda da Carris antes de cada passeio, assim como encenações e outras surpresas a bordo destes meios de transporte do século passado.

Os interessados em participar na edição de 2024 do Desfile dos Clássicos podem comprar os bilhetes na plataforma online da BOL, através de uma página dedicada ao evento. As entradas custam 10€ por pessoa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT