É só mais uma das mudanças que Elon Musk pretende fazer numa das redes sociais mais famosas do mundo. Após mudar o nome do Twitter para X e de alterar o logótipo, o multimilionário norte-americano quer começar a cobrar mensalidade a todos os utilizadores da plataforma.
O presidente executivo da plataforma deu a entender, numa conversa com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, esta segunda-feira, 18 de setembro, que o X poderá deixar de ser gratuito. A empresa pretende avançar “com um pequeno pagamento mensal” para combater a existência de bots [programas que realizam tarefas repetitivas, criados para simular utilizadores humanos].
“É a única forma em que consigo pensar para combater os vastos exércitos de bots. Porque um ‘bot’ custa uma fração de um cêntimo ‒ chamemos-lhe um décimo de um cêntimo ‒, mas mesmo que tenha de pagar alguns dólares por eles, o custo real dos bots é muito alto”, explicou Musk.
O dono da rede social não revelou detalhes relativamente ao preço a pagar, mas afirmou que “não será muito caro”. Atualmente, os utilizadores já pagam 7,29€ por mês para terem contas verificadas com selo azul. O plano X Premium (antigamente Twitter Blue) permite aos subscritores acederem a funcionalidades extra, como possibilidade de corrigirem erros ortográficos nos tweet.
Após comprar o Twitter, em outubro de 2022, por 44 mil milhões de dólares (39 mil milhões de euros), Elon Musk mudou o nome da empresa para “X Corp” em abril de 2023, e fala regularmente sobre transformar a rede social numa aplicação multifacetada, com serviços financeiros, à semelhança do WeChat na China.
A história de vida do multimilionário tem sido alvo de um minucioso escrutínio nos últimos anos. Algumas das muitas coisas escritas sobre os hábitos peculiares do empreendedor são verdade e foram já confirmadas, outras não passam de meras teorias — e até algumas alfinetadas à sua personalidade. Pode descobrir tudo na primeira grande biografia autorizada por Elon Musk, escrita por Walter Isaacson e lançada em Portugal a 12 de setembro.
A obra aborda a infância na África do Sul — durante a qual foi vítima de bullying — e a relação conturbada com o pai, bem como a carreira profissional do empreendedor até à compra do Twitter. A edição portuguesa tem 500 páginas e está à venda por 29,45€.