Na cidade

Em Cascais, pode trocar embalagens por experiências

Reciclar vale prémios como passeios a cavalo, visitas a museus ou escovas de dentes de bambu.
Vale a pena reciclar

A Câmara Municipal de Cascais lançou a IRec, uma iniciativa que pretende incentivar os cidadãos a reciclar embalagens de plástico, vidro e metal. Além de ajudar o ambiente, ainda é possível ganhar prémios com isso.

Com dez máquinas de recolha espalhadas pelo concelho, basta inserir as embalagens para obter um talão com um QR code e pontos. Estes devem ser convertidos através da aplicação CityPoints Cascais para poder trocá-los por experiências. Quanto mais embalagens trocar, maior número de pontos vai conseguir obter.

No que toca às experiências disponíveis, há de tudo um pouco. Desde as mais amigas do ambiente, como escovas de dentes de bambu ou palhinhas de aço inoxidável, até outras opções mais apetecíveis como batismo de cavalo ou de segway, passeio de burro com guia ou visitas a museus.

Maioritariamente, estes pontos de recolha estão situados nos hipermercados do concelho, mas também pode encontrá-los no Mercado da Vila de Cascais. A informação sobre todas as localizações está disponível no site da iniciativa.

“O projeto iREC – Inovar na Reciclagem pretende promover a economia circular, uma vez que os resíduos têm valor e podem ser reintroduzidos na cadeia económica como novos produtos, evitando assim o consumo de mais recursos naturais. Tem também a pretensão de promover uma mudança de comportamentos em relação ao consumo de bebidas em recipiente de uso único devido ao impacto que estes têm para o planeta e, em particular, para a redução da pegada ecológica coletiva e individual”, explicou em comunicado o Presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente, Luís Capão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT