Na cidade

Em nome dos animais, Sara criou a primeira plataforma de viagens Pet Friendly

A Tails Travel visa facilitar a vida de todos os donos de animais para que preparar uma viagem "deixe de ser uma dor de cabeça".
Para nunca ficar sem eles.

Quantas vezes os donos de animais se deparam com esta dúvida, na hora de marcar férias: “ok, e agora o meu animal?”. Levar consigo, implica garantir de antemão que todos os locais por onde vai passar são pet friendly, sendo que muitas vezes é tarefa quase impossível ter a certeza; deixá-lo para trás, além de poder ser difícil para si, implica arranjar algum lugar ou pessoa que tome conta dele. E se em vez de um, tiver seis animais?

Sara Bastos, agora com a alcunha de Sara Tails, tem 28 anos e trabalha com animais há mais de dez. Há vários anos que viajar com os seus seis cães, que para ela são como filhos, se tornou, explica à NiT, numa tarefa exaustiva: não pela viagem em si, mas pelo que custava a organizar a mesma.

“Horas de pesquisa de alojamentos e sítios pet friendly e muitas vezes não dava em nada apesar de múltiplas plataformas afirmarem que os alojamentos eram pet friendly. Ou muitas surpresas na hora do pagamento devido a taxas extras”, adianta.

Sara tinha um problema, e procurou uma solução. “Pensei que teria de haver uma solução, nos dias de hoje os animais são os filhos de muitas pessoas, são os melhores amigos e são família, então porque será tão difícil inclui-los nas minhas viagens? Tem de haver uma solução, se não, temos de arranjar algo”. Assim depois de vários esboços, rascunhos e noites ao computador nasceu a Tails Travel.

Chegando à parte de avançar com a startup, pediu ajuda a quem mais confiava. “Sozinha ia dar em maluca com todo o trabalho então lembrei-me de convidar mais quatro mães de cães e felinos que sabia que tinham a mesma aflição e que já estavam na área pet”, explica-nos.

Foram assim “cinco mulheres empreendedoras a escrever, mandar e-mails, a programar e a editar, muitos cães  e muitos gatos de um lado para outro” e dia 21 de março nascia a Tails Travel. “A primeira plataforma de serviços pet friendly e para pets em Portugal”, frisam.

A Tails Travel tem como objectivo facilitar a vida dos tutores de animais e permitir que encontrem o que precisam para o seu pet num clique. Permite viajar na companhia do seu melhor amigo tendo acesso a um motor de pesquisa que permite filtrar inclusive por peso, número e espécie aceite. 

Numa altura em que a economia do País se encontra debilitada, Sara e as amigas pretendem ajudar os animais, ajudar os donos de animais, mas também “promover empresas da área turística e negócios na área pet”, para dar a conhecer Portugal numa nova vertente, a vertente pet friendly. “Convidamos todos os empresários que tenham um negócio pet friendly ou na área pet a falarem com a nossa equipa”, frisa.

O modelo de negócios é simples: funciona no fundo com planos de subscrição para as empresas, onde os valores começam nos 9,99€ por mês. “Todos aqueles que usufruírem dos serviços da plataforma terão o seu tempo de pesquisa rentabilizado, uma vez que, terão acesso a uma informação compactada, íntegra e coesa, através da experiência seamless”.

Visa assim responder à necessidade real de facilitar e promover um estilo de vida na companhia dos companheiros de quatro patas, e também, da expectativa de divulgação de espaços que aceitem animais. No fundo, a promoção de momentos inesquecíveis entre donos e melhores amigos.

Tem, por isso, também uma importante vertente de partilha e intercâmbio de sugestões e experiências.

No site, qualquer pessoa pode acrescentar locais onde costuma ir com os animais, como parques, jardins, praias pet friendly, parques naturais; bastando entrar na plataforma e subscrever ao explorer plan gratuitamente para depois submeter o local.

E inclui ainda roteiros: onde os utilizadores da plataforma podem enviar um e-mail e a equipa organiza um roteiro turístico de acordo as necessidades dos clientes, seja uma aventura no campo, um passeio citadino ou mesmo um retiro espiritual. O preço ronda os 20€.

Finalmente, a Tails Travel tem também serviços de consultoria em que apoia empresas turísticas que se queriam tornar em empresas pet friendly e não saibam por onde começar.

No final de contas, a plataforma quer “fazer uma ponte entre empresas e tutores de animais para que possam usufruir de mais tempo com a sua família”.

É por isso a primeira plataforma a nível nacional que reúne um amplo conjunto de serviços pet friendly, desde alojamentos a experiências turísticas, bem como de serviços para animais, sendo que amplia-se no seu blogue com os conteúdos ligados à área animal, para os interessados e fãs de animais. Os visitantes da plataforma têm também à sua disposição um serviço online de veterinário 24 horas.  

Quando a expansão em Portugal estiver firmada, o mundo é o limite: uma das ambições da plataforma é internacionalizar-se e atingir o maior número de pessoas possível; e por isso, já pode ser consultada em diferentes idiomas, como o inglês, espanhol, francês e alemão.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT