Na cidade

Encontrámos o presente de Natal perfeito para aquela pessoa que adora viajar

Com o Vasco Translator V4, até os tios de França vão participar no jantar da Consoada sem complicações.
Tenha um Natal descomplicado.

“Hallo, wie viel kostet diese tasse?”. Esta seria uma frase quase indispensável em qualquer mercado de Natal na Alemanha, mas nem todos os portugueses a conseguirão pronunciar — ou sequer saber o que significa. Além do óbvio “olá”, perguntámos quanto custa a caneca, um dos objetos mais procurados nestes locais, seja para beber ou para oferecer de presente.

Com os mercados de Natal a serem cada vez mais populares no final do ano, muitos desistem das viagens por não se sentirem à vontade com as línguas desses países, como o alemão, húngaro ou croata. E isso não acontece só por causa das possíveis conversas com os locais. As dificuldades de compreensão no estrangeiro vão mais além. De menus de restaurantes a placas de trânsito ou horários de transportes públicos, estamos sujeitos a ficar à parte de inúmeras indicações que são importantes para vivermos, mesmo que temporariamente, noutro país.

Assim, para aqueles que não param no mesmo lugar ou para os que gostavam de viajar mais, mas veem na língua um impedimento, há um presente a ter em conta para este Natal. O tradutor automático Vasco Translator V4 é a solução prática que pode levar para qualquer lugar e garantir a tradução de conversas, texto e até fotos de forma rápida e com a garantia de uma precisão de 96 por cento — algo impressionante e essencial para evitar mal entendidos ou para utilizar em emergências.

Mas há mais cenários em que este dispositivo é essencial. Imagine casais de diferentes nacionalidades que pelo Natal acabam por ir ao país do companheiro mas não falam a língua local. Pode ser uma portuguesa que namora um filipino ou um americano que namora uma italiana. Assim que chegam às Filipinas ou a Itália, é claro que o inglês é uma língua já bastante falada por lá — mas será que os pais, tios e avós dos respetivos companheiros entendem inglês? Pode tornar-se difícil ter uma conversa à volta da mesa na ceia de Natal. Com o Vasco Translator V4 será mais fácil entender as piadas dos pais e as histórias de outros tempos das avós sem obrigar outra pessoa a fazer a tradução o tempo todo.

Isto tudo sem sequer ter de se preocupar com ligações — até se for visitar o Pai Natal à Lapónia, uma região na Finlândia, vai conseguir pedir-lhe todos os presentes na língua local sem possibilidade de pedir uns chinelos em vez de um computador. É que este tradutor tem um cartão SIM incorporado, oferecendo Internet gratuita, ilimitada e vitalícia com cobertura em quase 200 países. Assim ficam postos de lado problemas como a falta de bateria no telemóvel que daria rede ao dispositivo ou ter uma rede wi-fi disponível. Só benefícios para realizar viagens tranquilas e sem medo de uma comunicação falhada. Existe até a possibilidade de enviar de imediato a tradução para o email.

“Quisemos ajudar primeiramente os viajantes, que por vezes podiam sentir-se tensos perante uma conversa ou transação por não saberem comunicar perfeitamente na língua local. Mas depois percebemos que o Vasco Translator era também um ótimo aliado em momentos mais íntimos, como reuniões com familiares de países dos quais não se domina a língua, e claro para negócios internacionais”, adianta João Fernandes, country manager da Vasco Electronics Portugal.

E tudo fica ainda mais fácil com a opção MultiTalk. Se os dois idiomas falados estiverem entre os 70 que o dispositivo disponibiliza para este formato, consegue ter uma tradução bilateral. Ou seja, estando a falar com um comerciante em Budapeste ou com um familiar polaco, o Vasco Translator V4 vai fazer a tradução logo após cada um falar, com um áudio com pronúncia local do idioma falado, melhorando ainda mais a experiência de quem ouve.

Além disso, este dispositivo também se aplica à tradução de texto, onde pode contar com 90 línguas disponíveis, e mais de 108 para a tradução de imagens.

Já os que querem ir mais além no conhecimento e treinar algumas frases para conseguir falar com os familiares, amigos e locais de outros países, este tradutor oferece uma app para poder melhorar ou aprender 28 idiomas. E acredite que a experiência poderá ser até melhor do que ter aulas tradicionais. As vozes disponibilizadas no Vasco Translator V4 são de cidadãos nativos, o que vai ajudar a pronunciar melhor as palavras. Sim, todos sabemos juntar as letras e dizer exatamente o que lá está escrito, mas, na verdade, em cada língua a fonética é completamente diferente. Por isso, podemos acabar a dizer algo errado (e até ofensivo) se pronunciarmos mal uma palavra.

A utilidade deste dispositivo é inquestionável. A bateria pode durar até cinco dias sem carregamento e a combinação de ecrã tátil e botões físicos torna-o perfeito para diferentes momentos. “Os botões físicos são mais fáceis de usar se não quisermos estar tão colados ao ecrã e também são mais práticos para os utilizadores que estão menos à vontade com novas tecnologias”, acrescenta o country manager da marca.

Se hoje em dia procuramos um estilo mais individual até nos smartphones, este tradutor não fica atrás. A Vasco Electronics disponibiliza o tradutor automático em cinco cores: Black Onyx, Pearl White, Stone Gray, Cobalt Blue, Ruby Red. Na mesma linha, a resiliência de um dispositivo que anda sempre no bolso — especialmente dos mais aventureiros — é um ponto essencial, e também aqui não há falhas. O V4 é resistente a pó, salpicos e choque, podendo ser utilizado durante uma caminhada, escalada ou até em safaris.

O Vasco Translator V4 permite-lhe comunicar e estabelecer ligações apesar das diferenças linguísticas. Este dispositivo não só facilita a comunicação, como também permite verdadeiros momentos de proximidade e de ligação feliz, contribuindo para a sinergia de diferentes línguas e culturas.

O Vasco Translator V4 está a venda no site da marca por 389€.

Encontrámos o presente de Natal perfeito para aquela pessoa que adora viajar

Este artigo foi escrito em parceria com a Vasco Eletronics.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT