Na cidade

Envolvente da Cascata do Tahiti vai ser reabilitada para aumentar a segurança

Câmara Municipal de Terras de Bouro já partilhou imagens do projeto. Será criado um miradouro com vista para a queda de água.
É uma das mais conhecidas.

A Cascata de Fecha de Barjas, também conhecida como a Castaca do Tahiti, no Parque Nacional da Peneda-Gerês, é uma das quedas de água mais bonitas de Portugal e uma das mais incríveis da Europa, sobretudo quando está com muita água, mas é também uma das mais perigosas. A falta de precaução e irresponsabilidade de alguns visitantes têm provocado vários acidentes nesta zona balnear, por vezes mortais.

Para evitar mais acidentes, a Câmara Municipal de Terras de Bouro prepara-se para reforçar a segurança naquela área. O município e a empresa Qualidade Group formalizaram, a 10 de julho, a assinatura do contrato de execução da empreitada, pelo valor de 240 mil euros, cujo objetivo é criar uma visita mais segura para os turistas que procuram as famosas cascatas do Gerês. 

É, para a autarquia, uma “obra há muito esperada”, que vai melhorar os arranjos exteriores, as marcas rodoviárias e a sinalética necessária para que as condições de segurança e comicidade sejam significativamente melhoradas. Será também criada uma estrutura metálica apoiada em formado tipo estacas que servirá como miradouro para a queda de água, bem como a colocação de gradeamento, adiantou o jornal “O Minho”.

Durante o período de obras, o local vai estar vedado com uma chapa metálica lacada com dois metros de altura e portões. O prazo da intervenção é de 120 dias, o que significa que o local deverá estar pronto a receber turistas no próximo verão.

“Quero que a cascata do Tahiti tenha, de facto, um local de visitação, que seja um miradouro de excelência arquitetónica, incluído na paisagem, mas não consigo, enquanto responsável máximo da proteção civil em Terras de Bouro, conceber que as pessoas que utilizam a cascata acabem por ter acidentes, alguns deles, infelizmente, mortais”, detalhou Manuel Tibo, presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, em 2022.

Carregue na galeria para ver algumas imagens do projeto e descobrir como vai ficar a envolvente da queda de água.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT