Na cidade

Erupção do vulcão em Tonga provocou alteração no nível do mar em Portugal

Nos Açores registou-se uma subida de 40 centímetros. Valores inferiores foram ainda observados na Madeira e no Continente.
A erupção do vulcão provocou um tsunami em Tonga.

Portugal pode estar longe da ilha de Tonga, no Pacífico Sul, mas a verdade é que foram registadas alterações no nível do mar após a erupção de um vulcão este sábado, 15 de janeiro. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o tsumani que foi gerado propagou-se por vários oceanos, incluindo o Atlântico.

“Foram observadas variações do nível do mar em praticamente todas as estações maregráficas em operação na costa portuguesa, variações essas com amplitudes inferiores a meio metro”, começa por explicar o IPMA.

O sinal de maior amplitude, cerca de 40 centímetros, foi registado em Ponta Delgada, Açores, tendo o fenómeno sido observado na ilha da Madeira (20 cm medidos no Funchal) e no Continente, aqui genericamente os valores foram inferiores a 20 cm”, continua a nota.

O IPMA refere que estes valores foram registados pouco depois da meia-noite de domingo, 16 de janeiro, algumas horas após a erupção do vulcão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT