Um jovem de 31 anos escalou até ao topo de um ilhéu, em Lagoa, e teve de ser resgatado por um helicóptero da Força Aérea. O caso insólito aconteceu no domingo, 4 de agosto, no Algarve.
O rochedo isolado no mar, com uma altura de 30 metros, tem o nome de Leixão da Gaivota. Fica a cerca de 200 metros do areal da Praia dos Caneiros, numa área protegida, conhecida como um verdadeiro santuário para as garças.
Até ao local foram os salva-vidas de Ferragudo e os bombeiros de Lagoa. Impossibilitados de realizar as manobras no cimo, foi necessária a intervenção da Força Aérea. O meio de socorro aproveitou a ocasião para partilhar nas suas redes sociais a missão.
O salvamento deu-se com a ajuda de um helicóptero EH- 101 Merlin, sediado na base aérea do Montijo. Pelas 21 horas, o homem foi resgatado, tendo desembarcado no Aeródromo de Portimão, segundo revela o comunicado da Marinha, responsável pela coordenação.
“A Marinha através dos seus Centros de Busca e Salvamento Marítimo, garante uma resposta contínua em todo o espaço marítimo sob responsabilidade nacional a incidentes que possam ocorrer.”, lê-se.
O Leixão da Gaivota não está destinado a qualquer visita. Durante a primavera, é possível observar no seu topo várias aves brancas em nidificação — as garças. Já as gaivotas lá pousam durante todo o ano, daí o seu nome.