As escape rooms explodiram em 2014 e rapidamente se espalharam por todo o País: são cada vez mais uma tendência na área do entretenimento e é uma experiência que se pode fazer em grupos de amigos, família ou até entre colegas de trabalho. E o que é que acontece quando o AXN se junta à Mission to Escape, marca portuguesa de jogos de fuga? Exatamente. Criam a primeira escape room móvel do País — e prometem elevar o nível da diversão nesta área.
O jogo chama-se “Escape the Van S.W.A.T” e, ao contrário do que é habitual, não fica numa sala, mas sim dentro de uma carrinha que vai percorrer Portugal de norte a sul. “Na prática, é um veículo de grande dimensão, com um escape room no seu interior”, destaca Miguel Correia, da Mission to Escape.
Os participantes terão de “pôr à prova as suas capacidade de resolução de quebra-cabeças nesta nova ativação do canal, que nos transporta até ao universo da série S.W.A.T”, lançada em 2017. Com seis temporadas, “S.W.A.T: Força de Intervenção” é uma adaptação da série clássica dos anos 70 que acompanhava esta força especial nas suas operações do dia a dia e na forma como resolviam crimes perigosos.
Agora, quem tem de resolver as missões não são os protagonistas, mas sim os participantes. Em conjunto, cada elemento terá de resolver todos os puzzles e mistérios de forma a abrir a porta do espaço em menos de 30 minutos. Com esta experiência imersiva, os participantes podem ser um agente das forças especiais por um dia.
“Quando a Mission to Escape nos lançou o desafio de voltarmos a criar algo em conjunto, sabíamos que teria de ser algo único, diferente e que não existisse em Portugal. Uma escape room móvel é algo completamente inovador e permite a aproximação do canal a uma audiência que, outrora, não teriam a possibilidade de aceder a este tipo de experiências”, refere Marta Trigoso, marketing manager dos canais AXN.
O lançamento oficial do escape room vai acontecer na Comic Con Portugal, que decorre entre os dias 8 a 11 de dezembro. Durante estes dias, os visitantes do maior evento de cultura pop podem participar na experiência de forma gratuita. Após o evento, todas as localizações do jogo móvel vão sendo partilhadas nas redes sociais do AXN e da Mission to Escape.
Este já é o segundo projeto do canal de entretenimento com a Mission to Escape. A primeira colaboração entre os dois foi a sala temática “Alex Rider ‒ Spy Academy”, que pode ser visitada no Louresshopping desde fevereiro. Este desafio leva-nos ao Colégio Point Blanc, onde cada participante terá que vestir o seu melhor fato de espião e resolver a missão, que promete ser uma diversão cheia de mistérios e armadilhas.
