Na cidade

Escolas públicas de Odivelas já têm almoços especiais para muçulmanos

Medida começou a ser implementada no início do ano letivo, mas, até agora, só estava disponível ao pequeno-almoço e ao lanche.
Existem 120 alunos beneficiados.

A partir desta sexta-feira, dia 28 de janeiro, as escolas públicas do concelho de Odivelas estão mais inclusivas. Segundo o município, as instituições de ensino passam agora a disponibilizar, aos alunos muçulmanos, almoços ‘halal’ — termo árabe que significa “permitida/autorizada”. Reforçar a integração desta comunidade é o grande objetivo da iniciativa.

O projeto começou a ser implementado no início do ano letivo, graças a uma parceria da Câmara Municipal de Odivelas com o Instituto Halal de Portugal (IHP). Até hoje, contudo, apenas o pequeno-almoço e o lanche estavam disponíveis.

Trata-se de “um projeto que visa disponibilizar uma ementa ‘halal’, com o fornecimento de pequenos-almoços, almoço e lanche, a todos os alunos que por razões de crença religiosa não fazem a nossa refeição dita tradicional. Esta diversidade multicultural e multirreligiosa tem de ser respeitada. É uma forma de integrar”, disse Hugo Martins, presidente da Câmara Municipal de Odivelas, à agência Lusa.

Os estudantes deixam, assim, de se ser obrigados a levar o almoço de casa para a escola. “Hoje derrubamos mais uma barreira à integração, criando condições de igualdade também nas nossas escolas, fundada na diversidade. Portanto, terão uma refeição integral que vai ao encontro daquilo que é a sua fé, a sua espiritualidade e a sua crença religiosa”, sublinhou o autarca.

A refeição de carne ‘halal’ vai ser confecionada por uma empresa externa certificada pelo IHP e entregue em unidoses ultracongeladas prontas a comer. Os outros componentes da refeição — como a sopa, o pão, os legumes e a sobremesa, bem como os pratos de peixe — continuam a ser preparados nas cozinhas das escolas, sempre com produtos aprovados pelo Instituto. Hugo Martins adiantou ainda que foram realizadas ações de formação às cozinheiras e empregadas dos refeitórios.

Nesta fase, a autarquia sinalizou 120 alunos com opções alimentares ‘halal’, mas o presidente da Câmara diz este número vai aumentar. “Acreditamos que com esta universalização possam aparecer mais crianças”.

O concelho de Odivelas possui cerca de 50 templos religiosos, existindo representatividade religiosa de várias comunidades — nomeadamente hindus, testemunhas de Jeová, brama, budistas, sikh, entre outras.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT