Na cidade

Esta escultura foi colocada no fundo do mar dos Açores

O local da Furna de Santo António, em São Roque do Pico, foi o escolhido.
Deusa do Mar foto de Caspar Geerinck.

É a primeira escultura que chega ao fundo do mar dos Açores: ou “pelo menos a 12 metros de profundidade, colocada pela cidadania”, segundo a organização da iniciativa. “Deusa do Mar”, uma escultura do projeto Sorrisos de Pedra, de Helena Amaral, fez assim história nesta semana que terminou.

O local da Furna de Santo António, em São Roque do Pico, foi o escolhido. Por ser onde a atividade de mergulho mais é praticada era o ideal, dizem os responsáveis da MiratecArts, que elaboraram toda a ideia com o apoio e pareceres positivos de várias entidades regionais e ambientais competentes.

O projeto Sorrisos de Pedra de Helena Amaral inclui um roteiro à volta da ilha do Pico, uma exposição itinerante das suas esculturas e de fotografias de Pedro Silva, e agora esta escultura submersa. “Foi um longo processo, que envolveu muitos pareceres, mas valeu a pena”, frisou o diretor artístico o projeto, Terry Costa. Segundo a própria artista, Helena Amaral, “o sorriso também pode submergir nas águas deste oceano que habita e rodeia a montanha da qual são extraídos os Sorrisos de Pedra.”

A escultura, ainda em terra firme.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT