Se vive ou trabalha na Margem Sul e recorre aos comboios Fertagus para se deslocar, temos boas notícias: a partir desta terça-feira, 29 de novembro, já não precisa de perder tempo em filas intermináveis para comprar o bilhete.
A empresa disponibiliza um serviço que permite aos utilizadores viajarem sem título de transporte, apenas com o cartão bancário. Como? As viagens são validadas através da tecnologia contactless nas máquinas do operador, semelhantes àquelas em que habitualmente já são validados os títulos de transporte.
Em comunicado, a empresa revela que este modo de pagamento “torna mais fácil e mais cómoda” a utilização dos comboios. O utilizador só tem de “selecionar o destino no validador, aproximar o seu cartão contactless e seguir viagem”.
Trata-se, segundo a empresa, de um “projeto pioneiro” na região de Lisboa, que resulta de um trabalho desenvolvido entre a Mastercard, a Fertagus, a Finaro, a Ubirider — uma start-up portuguesa — e a Axians, do grupo Vinci, para todos aqueles que usam diariamente os comboios suburbanos entre Lisboa e a margem Sul do Tejo.
A nova medida tinha sido já apresentada em setembro, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade 2022. Em comunicado, Clara Esquível, a administradora da Fertagus, revela que a empresa “a facilidade e comodidade na utilização do contactless é determinante para garantir os níveis de qualidade do serviço e satisfação do cliente, que sempre foi nosso objetivo”.
Com este novo serviço, o utilizador pode simplesmente chegar a uma estação, pegar no cartão de crédito, validar e viajar — sem correr risco de apanhar uma multa. “Uma maior facilidade no acesso ao serviço permite um ganho efetivo de tempo nas deslocações”, lê-se na mesma nota. “A Fertagus tem como visão ser imprescindível nas soluções inteligentes de mobilidade na área metropolitana de Lisboa e, tem sido pioneira com vários projetos com esse objetivo.”