Na cidade

Esqueça o Algarve: esta praia fluvial no Alentejo é o melhor refúgio deste verão

Foi a primeira praia fluvial a nascer no lago de Alqueva. É um ponto de paragem obrigatório se passar por Monsaraz.
O refúgio perfeito para o verão.

Quando os dias começam a ficar mais quentes, a tendência é rumar a sul e só parar num Algarve cheio de turistas. O que muitos não sabem (ou não se lembram) é que no interior do País, entre aldeias pitorescas e vilas medievais, também há paraísos escondidos onde podemos mergulhar e apanhar sol. Afinal de contas, as melhores praias não têm de ser sempre junto à costa.

Nos últimos anos, as praias fluviais têm conquistado imenso destaque devido à tranquilidade que proporcionam. Com um ambiente muito próprio e uma temperatura de água agradável, a Praia Fluvial de Monsaraz é um dos refúgios alentejanos mais procurados nos dias de calor.

Inaugurada em 2017, esta praia fluvial situa-se no Centro Náutico de Monsaraz e foi a primeira a nascer no lago de Alqueva. Com o galardão de Bandeira Azul desde a sua inauguração, a praia estende-se por mais de oito mil metros quadrados de areal, que dão acesso às águas calmas do lago artificial.

Durante a época balnear — este ano entre 10 de junho e 18 de setembro — o recinto é vigiado por nadadores-salvadores e está preparado com duches públicos e chuveiros com lava-pés. Mais do que dar mergulhos, os visitantes podem praticar desportos náuticos, como  paddle ou wakeboard.

A par do galardão Bandeira Azul, a Praia Fluvial de Monsaraz recebeu, também em 2017, o título de praia mais acessível, que demonstra que esta é, de facto, uma praia para todos. O espaço possui inúmeras infraestruturas de apoio pensadas para responder às necessidades de todos os visitantes, como uma rampa até ao areal para as pessoas com mobilidade reduzida.

No areal existe ainda uma zona com cerca de vinte toldos e, perto do estacionamento, há uma área de relva com sombra. O centro náutico de Monsaraz tem um bar/restaurante, uma zona de merendas e um parque infantil para os miúdos que se fartarem da praia.

Para os que não são fãs de passar o dia inteiro estendidos na toalha, não se preocupem: perto da praia há inúmeros pontos turísticos que são paragem obrigatória se visitar Monsaraz.

A vila medieval alentejana é uma das favoritas de muitos portugueses e também de turistas estrangeiros, e quase dispensa argumentos ou apresentações, face ao seu espírito, ambiente e atributos naturais únicos.

Em 2017, a estação americana CNN listava as vilas com colinas pitorescas mais bonitas da Europa, e escolhia uma portuguesa: esta Monsaraz, no distrito de Évora, considerada uma das mais antigas povoações de Portugal.

Monsaraz, vila medieval de casas brancas, praia fluvial, um castelo, muros de xisto, céu estrelado e o Alqueva sempre à vista, é um destino já elogiado em todo o mundo. Quem passa por esta vila medieval, 99 por cento das vezes sai de lá um declarado apaixonado. 

Foi precisamente isso que aconteceu a esta repórter, depois de passar um fim de semana incrível em Monsaraz. Para que não fique perdido com todas estas atrações turísticas, carregue na galeria para conhecer os spots que tem mesmo de conhecer se passar por Monsaraz.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT