Nos últimos anos, o município de Alijó tem investido numa rede de miradouros nos vales do Tua, Douro e Santuário de Sanfins. O objetivo da autarquia do distrito de Vila Real é atrair cada vez mais visitantes e, ao mesmo tempo, alavancar a criação de novos negócios locais.
Um dos próximos projetos a ser inaugurado será o Miradouro de Santa Marinha, na aldeia de Castelo do Douro, cujas obras de construção decorrem a bom ritmo. “Esta intervenção, que resulta de um investimento de cerca de 250 mil euros, vai permitir a criação de um novo e diversificado ponto de interesse turístico debruçado sobre o rio Douro e a foz do rio Tua”, sublinha a autarquia.
O objetivo da criação deste miradouro passa por “enriquecer e qualificar a oferta de pontos de interesse turístico”. O projeto prevê ainda a construção de um bar e instalações sanitárias.
A estrutura, que integra a estratégia municipal de valorização do património paisagístico do concelho de Alijó, deverá ser inaugurada este ano, embora não tenham sido avançada uma data concreta. A ideia é enquadrá-la também na dinâmica do Centro Interpretativo D’Olival ao Azeite D’Ouro, que será inaugurado no primeiro semestre do ano, também em Castelo do Douro.
Este novo espaço de conhecimento, inovação e experimentação gastronómica de novos produtos relacionados com o azeite está a ser construído num antigo lagar da localidade. Além de uma exposição permanente dedicada à produção do azeite, o centro vai dispor de um restaurante de charme, que se irá distinguir “pela inovação culinária e experimentação de novas técnicas de valorização do património gastronómico.”