Na cidade

Esta caminhada numa das zonas mais bonitas de Sintra vai ajudar a acabar com o lixo

A Portugal Unknown Tours pretende dar a conhecer melhor a zona da Praia das Maçãs e Azenhas do Mar, e ajudar o ambiente.
Uma das ações passadas.

O setor do turismo tem sido um dos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus. As quebras na faturação têm obrigado as empresas nacionais a reinventar-se para sobreviver. É o caso da Portugal Unknown Tours, uma empresa de Sintra, que realiza passeios turísticos por todo o País.

Nasceu em junho de 2018, pela mão de três amigos que sentiam que havia muito mais para mostrar do nosso País do que os lugares já bem conhecidos dos turistas. Bruno César vinha da área do turismo, Igor Faria da farmácia, e Rúben Afonso, do design gráfico.

“O conceito da empresa é mostrar algo de novo, diferente e desconhecido do grande público. Claro que também temos muitos tours a locais que todos conhecemos bem, são os mais procurados, mas criamos sempre surpresas e mostramos lugares que só um local conhece”, explicam-nos.

Num passeio por Sintra, antes da pandemia, por exemplo, um dos guias da empresa mostrou o Hotel Palácio de Seteais ao casal que estava consigo. A paixão foi tanta, que ambos regressaram no ano seguinte para se casar nesse mesmo lugar, com o guia na lista de convidados.

Porém, a área que estava em maior expansão que nunca em Portugal, viria a alterar-se totalmente com a chegada da pandemia. “No ano passado, não tivemos faturação até setembro”, referem os responsáveis pela empresa que se viu obrigada a reduzir a equipa.

Desde então, aproveitaram para criar um novo site, mais intuitivo, com novas experiências, e também para criar novos vídeos para o YouTube. E é aqui que surge um novo projeto que alia o turismo à sustentabilidade: caminhadas com recolha de lixo.

“A ideia é aproveitar o facto de estarmos a circular em sítios que são procurados para caminhadas pedestres e todo o tipo de lazer, onde muitas vezes se deixa lixo, e fazer a recolha desse lixo. Queremos deixar o espaço mais agradável e ajudar o nosso planeta.”

A próxima ação acontece no domingo, dia 27 de junho, junto ao pinhal da Praia das Maçãs e em direção às Azenhas do Mar. O início está marcado para as 9 horas, com duração entre duas a três horas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do email portugalunknowntours@nullgmail.com. É necessário levar calçado confortável, água, e proteção para o sol. Nos próximos meses, a empresa planeia criar novas ações que unam as caminhadas à recolha de lixo noutras zonas, como Cascais, Monsanto, Margem Sul e Ericeira — pode ficar a par das novidades através das páginas de Instagram e Facebook.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT