Na cidade

Está a chegar a Beja mais uma edição do festival romano

O evento acontece de 13 a 15 de maio, no centro histórico da cidade. O programa inclui música, animação e um mercado com produtos da época.
Vão ser três dias de festa.

Depois de dois anos de pandemia, com eventos adiados e outros tantos cancelados, chegou finalmente o momento pelo qual todos ansiavam: o regresso das festas e feiras por todo o País. Desta vez, é a cidade de Beja que volta a acolher o festival romano mais famoso do concelho.

Vestida a rigor, a cidade alentejana recebe o VII Festival Beja Romana entre 13 a 15 de maio. Durante estes três dias, a localidade recuará até aos tempos da antiga Pax Julia, nome dado a Beja durante a ocupação romana. É no centro histórico que será recordada esta época, com um programa cheio de música, animação, cortejos, mercado, visitas pedagógicas e outras experiências.

“É na Praça da República, local onde se situa o fórum e onde estão identificados dois templos romanos, um dos quais o maior monumento descoberto até hoje em território português, que acontece o grande bulício desta recriação”, sublinha a Câmara Municipal de Beja em comunicado. 

Um dos grandes destaques do evento é o mercado romano, onde poderá comprar produtos inspirados na época, como artigos em couro, olaria e marcenaria, ou experimentar alguns pratos nas tabernas, confecionados apenas com os  ingredientes disponíveis durante aquele período. Outro momento alto do programa são os cortejos que acontecem no centro histórico, abertos à participação de todos os que pretendem juntar-se à festa.

Durante os três dias de festival, os museus da cidade estão abertos à noite e poderá visitar várias exposições que testemunham a presença romana no território. As artes circenses também não vão passar despercebidas durante o evento, com espetáculos de fogo que irão ficar na memória dos visitantes. 

A iniciativa conta ainda com oficinas de cozinha e um concurso de fotografia digital e artes, para desafiar os participantes a divulgarem o melhor do património histórico de Beja. O programa completo será divulgado brevemente no site do festival.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT