Na cidade

Está decidido: esta é a cidade com as melhores luzes de Natal do ano

A NiT lançou a votação e os leitores ditaram sua justiça: as Caldas da Rainha venceram, mas há mais surpresas no pódio.
Até subidas em balão de ar quente houve este ano (foto: autarquia).

As Caldas da Rainha estão, neste ano de 2019, a dar tudo no Natal. A cidade tem um mega evento que inclui uma pista de gelo ecológica, concertos, Casa do Pai Natal e muito mais. Até já houve subidas em balões de ar quente, street food e agora há outra iniciativa incrível: 600 bolas e adereços em tricot e uma árvore de Natal construída a partir de galhos e paus, enfeitam o coreto do Parque D. Carlos I.

Com tudo isto, não é surpreendente que a cidade das Caldas tenha sido a grande vencedora da Votação NiT sobre as luzes de Natal mais incríveis do País. Um total de 14.019 pessoas escolheram o vencedor, que conseguiu assim convencer 38,15% dos participantes — a votação lançada pela NiT contou com a participação de quase 37 mil pessoas.

Em segundo lugar ficou Viana do Castelo, com 10.192 votos, ou 27,71%. Em terceiro surge Guimarães, com 8,95% dos votos: 3288 pessoas acharam que esta cidade tinha as melhores luzes de Natal.

Na lista seguem-se, por ordem decrescente, Beja (2572 votos) Braga (2476 votos), Portimão (1068 votos), Porto (869 votos), Lisboa (573 votos), Viseu (374 votos), Gaia (318 votos), Aveiro (313), Bragança (295) e Guarda (230 votos). Setúbal (139 votos), Faro (109 votos) e Coimbra (100 votos) fecham a contagem.

Na NiT, escolhemos as 16 decorações mais espetaculares do País e lançamos o desafio de serem os leitores a decidir quais a que se destacavam na época de 2019. 

Publicado por Município das Caldas da Rainha em Terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Na capital, a árvore de Natal tinha sido iluminada no dia 29 de novembro, na Praça do Comércio. A estrutura tem 30 metros, uma altura equivalente ao tamanho da Torre de Belém e, no total, Lisboa está decorada com mais de dois milhões e 350 mil lâmpadas LED.

Por outro lado, no Porto, 80 avenidas, ruas, praças e jardins ficaram mais brilhantes em simultâneo — no dia 30 de novembro, sábado. No total, foram usadas 2,4 milhões de microlâmpadas LED, de baixo consumo, ligadas por quase 26 quilómetros de cabos. Só a árvore gigante de Natal — com 30 metros de altura — tem 31 mil e 600 lâmpadas.

No entanto, a vitória foi para o centro do País. Ainda esta quinta-feira, 12 de dezembro, a autarquia das Caldas anunciou o seu mais recente evento de Natal: o projecto “Natal Tricotado” casa tricot e “arte da terra” — o tal no Parque D.Carlos I. 

Durante cerca de cinco meses, mais de uma centena de pessoas, de norte a sul do País e Ilhas, tricotaram os enfeites. O resultado é incrível e já foi partilhado no facebook da autarquia.

O Natal Tricotado – é um projeto da Retrosaria Lu Coolchetes que contou com a ajuda do Team Land Art (Rita Silva, Sónia…

Publicado por Caldas, Rainha do Natal em Segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT