Na cidade

Esta esfera de ferro vai mudar a paisagem do centro de Aveiro

As primeiras imagens da escultura da autoria de Rui Chafes são impressionantes, mas a obra só será inaugurada em 2024.

Rui Chafes, escultor português galardoado com o Prémio Pessoa em 2015, está a preparar uma escultura que irá ser um dos pontos altos da nova praça de Aveiro. As primeiras imagens foram divulgadas esta quinta-feira, 30 de novembro, numa apresentação do programa de Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura 2024.

Foi o próprio presidente da Câmara, José Ribau Esteves, quem apresentou em primeira mão esta peça única de ferro que ficará no centro daquela a que chamam “ponte praça”, situada no canal central. Uma iniciativa que faz parte da remodelação da Rua João Mendonça e do jardim do Rossio — e que inclui uma nova área de estacionamento subterrâneo.

A inauguração desta escultura, avaliada em aproximadamente 350 mil euros, está agendada para 10 de junho de 2023, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. “Vamos deixar uma obra de arte pública numa zona especial da cidade, que vai referenciar até à eternidade o facto de sermos Capital Portuguesa da Cultura”, explicou o autarca.

As primeiras imagens permitem ver uma esfera sem arestas, permeável à luz, que surge integrada numa estrutura que se eleva sob as águas. Veja as imagens no vídeo de apresentação.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT