Na cidade

Esta estátua de uma rapariga a afogar-se está a aterrorizar os habitantes de Bilbau

Foi criada pelo artista hiper-realista Ruben Orozco em colaboração com uma associação, para promover a sustentabilidade.
Pode ser sinistra, mas tem um significado.

O combate à poluição e aquecimento global é um tópico cada vez mais presente na sociedade. Para promover esta ideia usam-se, por vezes, estratégias que podem parecer chocantes. A nova estátua de Bilbau em Espanha, é o exemplo ideal de quando uma chamada de atenção torna-se também em algo um pouco assustador. Isto porque o Rio Nervión, que passa por aquela cidade espanhola, foi recentemente “decorado” com a estátua de uma rapariga que quase parece real.

A figura apareceu sem qualquer aviso prévio no rio na passada quinta-feira, 23 de setembro. Chama-se Bihar que, em basco, significa “amanhã”. Foi criada por Ruben Orozco, um artista hiper-realista mexicano, que contou à “Nius” que o principal objetivo da figura é fazer as pessoas perceberem que “as suas ações podem-nos afundar ou manter-nos à superfície.” Esta jovem rapariga aparece com uma cara que os locais descrevem como “sinistra” e a capacidade dos transeuntes a verem depende da altura do rio. Se estiver mais cheio, a estátua fica submersa. Se estiver mais vazio, será possível verem-se aqueles olhos tristes.

A peça foi feita em colaboração com a BBK Foundation, para encorajar um debate à volta da sustentabilidade. A associação afirma que a estátua é um reflexo do que poderá acontecer “caso continuemos a apostar em modelos insustentáveis.”

“Ao início casou em mim um sentimento de stress quando maior parte da cara estava de fora, mas agora ela só transmite tristeza, muita tristeza”, diz Triana Gil, que teve a oportunidade de ser das primeiras pessoas a ver aquela escultura. “Ela nem parece assustado, é como se tivesse desistido.”

Maria, outra mulher que por ali passou, afirma que quando viu a estátua pela primeira vez pensou que era um memorial a algum evento trágico do passado. Após descobrir o verdadeiro objetivo, refere que cada pessoa “pode dar o seu próprio significado àquilo.”

A estátua.

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT