Na cidade

Esta imobiliária portuguesa vai mostrar casas no metaverso

A Zome tornou-se a primeira empresa neste ramo em Portugal a ter uma unidade de negócio no mundo virtual.
É um projeto revolucionador.

Em maio do ano passado, a imobiliária Zome, com sede em Braga, anunciava a primeira transferência de um ativo digital para um ativo físico, na Europa. Quer isto dizer que vendeu uma casa numa transação que foi feita apenas com criptomoedas. Na altura, o imóvel (um T3 em Braga) foi vendido por três Bitcoin, o equivalente a 110 mil euros.

Agora, a Zome anunciou na terça-feira, 21 de março, a abertura do primeiro hub no metaverso — e tornou-se na primeira imobiliária portuguesa a ter uma unidade de negócio nesta plataforma de realidade virtual. A empresa criou os Hub Metaverse, que permitem visitar imóveis no mundo virtual.

Para visitar o novo hub, os clientes poderão utilizar um browser à disposição nas Experience Zona (zonas criadas para este efeito) e, assim, visitar uma casa sem precisarem de sair da loja. Com esta nova funcionalidade, a Zome pretende que seja possível a entrada de utilizadores com recurso a avatares e, através de um novo site que será lançado ainda em 2023, os clientes poderão visitar o hub a partir de qualquer lugar, desde que tenham uns óculos de realidade virtual.

“Queremos estar na vanguarda e proporcionar novas experiências aos nossos clientes, dando-lhes a oportunidade de explorar este novo mundo de realidade virtual que é o metaverso, num formato altamente conveniente”, refere Carlos Santos, diretor de tecnologia da imobiliária.

A ligação do universo do imobiliário, em Portugal, a este tipo de conceito não é nova. Em 2022, a recriação da ilha da Madeira no metaverso também ficou muito famosa. A Madalia trata-se de um projeto criado pela Dimmersions, uma startup fundada em 2018 que produz soluções turísticas recorrendo à realidade aumentada 

“Com o nosso know-how decidimos entrar no metaverso com um projeto ao qual demos o nome Madalia. Trata-se de uma gémea digital da Madeira, toda em 3D, onde os utilizadores podem passear“, contou à NiT na altura Tiago Senna, responsável pelo marketing e desenvolvimento de negócio da Dimmersions. Este universo virtual foi reconhecido pelo Governo Regional da Madeira, sendo o primeiro em todo o mundo a alcançar este feito.

Carregue na galeria e mergulhe no incrível universo virtual de Madalia.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT