Fora de casa
ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

Esta noite acontece a penúltima super-Lua do ano. Vai ser a mais luminosa

O fenómeno acontece quando a lua cheia coincide com a maior aproximação à Terras. O satélite vai parecer maior do que o habitual.

A 7 de outubro, as redes sociais encheram-se de fotografias do céu noturno a mostrar a primeira super-Lua do ano. O feito vai, garantidamente, ser repetido esta semana: vem aí a segunda super-Lua (e penúltima) de 2025.

O satélite vai atingir a fase de lua cheia logo pelas 13h20 desta quarta-feira, 5 de novembro. No entanto, poderá ser melhor observado após o pôr do sol — e a experiência vai ser ainda melhor caso tenha binóculos ou um telescópio de médio alcance.

A lua estará a orbitar a cerca de 27 mil quilómetros da Terra, o que fará com que pareça sete por cento maior e até 16 por cento mais luminosa. Resumindo: vai estar ainda mais instagramável do que habitualmente.

A super-Lua, segundo a NASA, ocorre quando a lua cheia coincide com a maior aproximação à Terra na sua órbita elíptica, um ponto conhecido como perigeu. “A cada 27 dias de órbita em torno da Terra, a Lua atinge tanto o seu perigeu, a cerca de 363.300 quilómetros da Terra, como o seu ponto mais distante, a cerca de 405.500”, explica a entidade.

O fenómeno que ocorre esta quarta-feira tem o nome de Lua do Castor devido às tradições nativo-americanas (coincide com a época em que os animais constroem diques para se abrigarem do frio). Na Europa pode chamar-se de Lua da Geada ou Lua de Gelo, enquanto no hemisfério sul é chamada de Lua das Flores ou Lua do Milho, graças à época das colheitas.

A última super-Lua do ano vai acontecer a 5 de dezembro e terá o pico às 00h14, depois da primeira a 7 de outubro e da segunda nesta quarta-feira. Três super-Luas consecutivas são apontadas como uma raridade no calendário lunar.

Para estar a par de todos os fenómenos astronómicos deste ano, pode ler o artigo da NiT com o calendário completo.

ARTIGOS RECOMENDADOS