Fora de casa
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

Residência universitária só para mulheres tem serviços de beleza e bem-estar (sem pagar mais)

A Campus Viseu, que vai ser inaugurada oficialmente em setembro, disponibiliza ainda ginásio, noites temáticas, refeições, aulas de ioga, entre outras atividades.

A vida universitária tem os seus altos e baixos. O excesso de trabalho, os horários e o stress das avaliações deixam, muitas vezes, os jovens sobrecarregados, sem possibilidade de aproveitar o tempo livre, sem preocupações. 

A atual crise da habitação no País faz também com que cada vez mais estudantes tenham de partilhar casas, muitas vezes sobrelotadas e com preços elevados. Foi precisamente a partir destas problemáticas que Hugo Coimbra decidiu apostar num novo conceito.

O Campus Viseu abriu, em período de teste, a meio de 2024, e prepara-se para a inauguração oficial no próximo ano letivo, a 1 de setembro. A residência universitária destina-se apenas a estudantes do sexo feminino e vai para além de um edifício onde podem dormir e estudar.

“O nosso conceito é incluir praticamente todas as necessidades das alunas universitárias para que lhes sobre tempo para focarem nos objetivos académicos e para aproveitarem a vida académica”, começa por contar à NiT Hugo Coimbra, gerente da Campus Viseu.

Além das comodidades básicas, o valor pago pelas estudantes inclui uma limpeza semanal ao espaço, as refeições de pequeno-almoço e jantar (o almoço é servido na cantina da universidade), o serviço de lavandaria com um ciclo mensal, salas de estudo e de jogos.

Está também incluído um ginásio com direito a aulas de ioga e de dança, acompanhamento psicológico e nutricional, workshops práticos, noites temáticas, e ainda um espaço beleza, onde podem aproveitar serviços de cabeleireiro e manicura.

“É esta diferença que queremos testar, vamos assumir um papel diferente e pioneiro naquilo que é o modelo de alojamento universitário”, sublinha Paulo Guimarães, diretor do projeto. 

A Campus Viseu acolhe, atualmente, 25 alunas em período de teste, mas tem disponíveis 86 quartos individuais. A ideia de destinar apenas a estudantes do sexo feminino surgiu quando os encarregados de educação escolheram o local para o projeto. “O edifício foi fundado em 1968 e já tinha tradição de alojamento de estudantes”, explica Hugo. “Por isso, decidimos manter esta tradição.”

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Campus Viseu – Residência Universitária Feminina (@campusviseu)

A Campus Viseu tem parcerias com vários negócios locais e por ser exclusivamente feminina, tem uma forte vertente voltada à área da beleza. “Temos parcerias com serviços de manicure, massagens e limpeza de pele. Temos também um espaço para lavar e secar o cabelo”, explica. “Todos os serviços são pré-agendados e comunicados às residentes que existe disponibilidade daquele profissional.”

As alunas podem consultar um calendário disponível no site do projeto. Ali, é possível ver todos os eventos que estão a ser realizados na residência, bem como as disponibilidades para aulas de dança, boxe, ioga, Pilates, entre outras, e dos serviços de beleza. 

“O nosso calendário divide-se em duas áreas: tudo aquilo que acontece dentro da residência e aquilo que acontece na cidade de Viseu”, explica. “Pretendemos ser os facilitadores da informação que pretendemos passar às nossas residentes, independentemente se é uma atividade interna ou externa.”

As alunas fazem ainda parte de um grupo de WhatsApp, utilizado para facilitar a comunicação com a organização.

“O feedback deste período teste tem sido muito interessante porque elas têm demonstrado que estão a viver tudo aquilo que nós lhes proporcionamos”, diz, animado. “É um bom indicador de que estão a aproveitar destas atividades e comodidades que nós damos. E têm dado os seus contributos com ideias para melhorarmos. Foram elas que pediram, por exemplo, para comprarmos um saco de boxe para descarregarem as frustrações de vez em quando.”

A residência conta ainda com vigilância 24 horas e o acesso ao interior é feito com a utilização de um cartão entregue às alunas e funcionários. O acesso aos diferentes pisos de quartos é também exclusivo às estudantes que ali vivem. “Por exemplo, uma aluna que mora no primeiro piso, só pode ir até ao segundo se tiver acompanhada de uma amiga que vive lá”, refere o responsável.

Uma das mais-valias da Campus Viseu é também a localização da residência, na Avenida 25 de Abril. Fica a cinco minutos a pé do Instituto Politécnico de Viseu e a 10 minutos da Universidade Católica de Viseu. Existe também uma paragem de autocarros mesmo em frente ao edifício.

Apesar de só abrir oficialmente em setembro, a Campus Viseu já está a organizar visitas e reservas. Os preços variam mediante ao tipo de quarto escolhido. Começam nos 560€ por mês, com todos os serviços incluídos. 

As visitas podem ser agendadas online

Carregue na galeria para ver algumas fotografias da nova residência. 

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Av. 25 de Abril, 140
    3510-118 Viseu

ARTIGOS RECOMENDADOS