Na cidade

Esta sexta-feira há temperaturas negativas e neve (e não é só na Serra da Estrela)

Bragança, Guarda, Castelo Branco, Aveiro e Portalegre estão em alerta por causa da queda de neve.
O frio chegou em força.

O inverno parece estar a anunciar a sua chegada. O mais certo é nas próximas horas o País ficar pintado de branco, já que vários distritos portugueses estão em alerta por causa da queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“Aguaceiros, sendo de neve acima de 1400/1600 metros no norte e centro, descendo para 600/800 metros. Vento forte no litoral oeste e nas terras altas. Agitação marítima forte na costa ocidental” — é assim que os meteorologistas Cristina Simões e Ricardo Tavares resumem esta sexta-feira, 4 de dezembro.

A neve deixou os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria sob aviso amarelo até às 18 horas. A partir desse momento, sobem para alerta laranja, que estará em vigor até às seis da manhã de sábado, 5 de dezembro. 

Já Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Portalegre estão apenas em aviso amarelo até às 18 horas desta sexta-feira por causa da neve — e do vento também, neste caso até às 12 horas.

Toda a costa portuguesa encontra-se também em alerta devido à agitação marítima, sendo que os distritos de Leiria e Lisboa apresentam aviso vermelho entre as 12 e as 21 horas de sexta-feira.

Quanto às temperaturas, registam-se valores negativos na Guarda, que marca menos um grau. Registam-se mínimas de um grau em Bragança, Vila Real e Viseu. A mínima mais alta é em Setúbal e Faro, que chegam aos oito graus. As máximas vão estar entre os 15 (Lisboa e Faro) e seis graus (Bragança e Guarda).

A previsão para sábado, 5 de dezembro, é também de aguaceiros para todo o País, em especial no litoral oeste,  sendo de neve acima de 600/800 metros no norte e centro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT