Na cidade

Esta vila no Gerês quer levar-nos até ao ouro azul que corre nas cascatas

O município de Terras de Bouro apresentou aos portugueses um novo plano de férias entre incríveis lagoas e praias fluviais.
A Câmara Municipal de Terras de Bouro apresenta várias ações para este verão.

Já sabemos que o norte de Portugal tem encantos sem fim e a região Terras de Bouro guarda um dos maiores tesouros do País: o Gerês. Em ligação com o projeto Raia Termal, de promoção da fronteira galego-portuguesa e da valorização dos seus espaços naturais termais, surge esta nova oferta turística perfeita para os dias de calor.

Para promover o turismo de qualidade na zona entre a Galiza e o norte de Portugal, existe um elemento que une estas duas regiões e que é considerado “ouro azul” pela UNESCO. Falamos, claro, da água doce que corre através das cascatas, lagoas, lagos e praias fluviais escondidas pelos vários recantos da zona.

Este é o foco da nova proposta turística desenvolvida pelo plano transfronteiriço Raia Termal, que envolve os seguintes municípios: Terras de Bouro, Melgaço e Ourense. Como tal, o Parque Nacional da Peneda-Gerês vai ser palco de um conjunto de ações para este verão, como é o caso das viagens com operadores e agentes de viagem.

O presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, afirma que o município vai “apostar na promoção, proteção e conservação dos espaços naturais que fazem parte do Gerês, em estreita ligação com a região de Ourense”. Além disso, refere que este é um contributo fundamental para a economia local e que se pretende destacar “os recursos termais únicos da região e todas as outras valências, como as cascatas, lagoas e praias fluviais, promovendo um turismo de qualidade e de excelência”.

A preocupação com a saúde e o bem-estar é uma prioridade evidente destes dias de maior incerteza e dificuldade que a pandemia trouxe. Por isso é que o foco desta região é criar novos hábitos de lazer e turismo que valorizem as experiências ao ar livre — não só as mais dinâmicas, como as mais relaxantes.

Com uma vasta oferta centrada na água, o recurso mais importante (e abundante) deste território, o destaque vai para os seguintes pontos turísticos — que tem mesmo de conhecer. São eles os rios Homem e Cávado com as albufeiras de Vilarinho da Furna e a sua histórica aldeia submersa, bem como os cursos de água doce na Mata da Albergaria. Também é de realçar a albufeira da Caniçada com as cascatas do Arado e Fecha de Barjas, mais conhecida como Tahiti, e as águas termais na vila do Gerês.

Estes locais de atração turística são uma fusão de paz e tranquilidade com lazer e aventura. E neste último ponto, falamos de atividades como as caminhadas na Geira Romana ou os desportos náuticos. Este é o plano perfeito para as férias de verão que estão aí à porta.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT