Na cidade

A estação de Sacavém vai ser reabilitada — e serão investidos 540 mil euros

A intervenção arranca no dia 6 de setembro. Uma das motivações é a realização das próximas Jornadas Mundiais da Juventude.
A estação serve os concelhos de Lisboa e Loures.

Na próxima terça-feira, dia 6 de setembro, arrancam as obras de reabilitação da estação de Sacavém, pertencente às linhas urbanas da Azambuja e de Sintra da CP — Comboios de Porugal. Além da necessidade de melhoria do interface com outros meios de transporte, a iniciativa baseia-se também na previsão de que a paragem será um ponto-chave na mobilidade dos participantes nas próximas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ).

O maior evento juvenil católico do mundo, no qual são esperados mais de um milhão de jovens, realiza-se o ano que vem. Decorrerá nos terrenos da margem do rio Tejo, a norte do Parque das Nações, nas imediações da estação. Inserida na área urbana que enquadra os concelhos de Loures e Lisboa, conta uma média de aproximadamente 280 mil passageiros por ano. Dada a sua dimensão, serão investidos 540 mil euros para reorganizar a área envolvente e ampliar a zona destinada ao estacionamento automóvel.

Quanto ao parque, prevê-se um aumento da capacidade para 76 veículos ligeiros. Outros dos objetivos incluem a instalação de mobiliário urbano, a substituição da sinalética e a colocação de proteções nas plataformas de passageiros. Pretende-se ainda construir um acesso pedonal, através de uma escadaria que ligue a plataforma da linha 4 ao parque de estacionamento situado no nível inferior.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT