Na cidade

Estas são as 10 cidades mais verdes de Portugal — as que têm mais parques e jardins

O Porto ocupa o primeiro lugar na classificação com 0.57metros quadrados de parques e jardins por cada mil habitantes.
Maia.

Entre as muitas coisas que aprendemos, ou nos relembrámos, com a pandemia, uma das mais consensuais foi a de que nunca são demais espaços verdes, parques e jardins nas cidades. Seja pelo seu óbvio fator de equilíbrio ambiental e de biodiversidade, seja pelo facto de serem lugares para onde, até durante um confinamento, podemos escapar — no auge deste, desde que sempre em movimento—, a verdade é que todos os motivos são bons para valorizar jardins; e a generalidade das cidades mundiais volta a procurar apostar nestes espaços.

A fim de motivar os portugueses a sair de casa e sentir a primavera, a plataforma de pesquisa para alojamentos de férias Holidu realizou um estudo das cidades com a maior área de parques e jardins por pessoa. Para o efeito, foi utilizada a base de dados Open Street Maps para obter a superfície de cada parque nas 50 principais cidades portuguesas. Os resultados foram calculados com base no rácio de parques e jardins por cada mil habitantes.

E em primeiro lugar ficou o Porto: com 0.57m2 de parques e jardins por 1000 habitantes é oficialmente coroada a cidade mais verde de Portugal. O parque da cidade do Porto (Porto City Park) é o maior e mais popular parque da cidade com mais de 80 hectares de terreno. -E é perfeito para piqueniques com a família, socializar com os amigos e praticar atividade física.

Em segundo lugar, e bem perto, ficou a Maia: 0.40 m2 de parques e jardins por mil habitantes. Aqui, pode visitar, entre outros, o incrível Parque de Avioso.

Na lista seguem-se, por ordem, Vila do Conde, Braga, Oeiras, Lisboa, Viseu, Loulé e, em décimo lugar, Almada, com 0.27m2 de parques e jardins por cada mil habitantes.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT