Na cidade

Estas são as praias portuguesas a que pode ir acompanhado do seu cão

Fonte da Telha, Praia dos Pescadores, Praia do Coral, Praia de Cortegaça: de norte a sul do País começam a ser já significativas as praias que dão as boas-vindas a animais de estimação.
Já sabe a qual vai levar o seu?

Quer seja a correr, eufóricos, pela areia ou a molhar-se na água do mar, se conseguissem verbalizar as suas emoções, a grande maioria dos cães elegeria, com certeza, as idas à praia como um dos momentos mais felizes da sua vida. No entanto, as regras são apertadas no que toca à presença dos amigos de quatro patas nas praias portuguesas.

Na maioria das praias concessionadas levar os cães durante a época balnear está mesmo fora de questão e a única solução para levá-los a aproveitar o bom tempo no areal são as praias que são abertamente pet friendly — ou as que não são concessionadas. Principalmente as primeiras fazem parte de uma aposta de vários municípios de norte a sul de Portugal que não se esquecem dos amigos de quatro patas e dão-lhes as boas-vindas. De que forma? Através da criação de áreas específicas para cães e devidamente assinaladas logo à entrada das praias. 

Por isso, é realmente importante confirmar se é permitida a entrada a animais de estimação no areal da praia onde está a pensar ir a banhos com o seu melhor amigo canino. Pode acontecer colocar os pés — e as patinhas do seu animal de estimação — numa praia que não aceite animais e o resultado pode ser uma multa que pode ir até os 2.500 euros.

O mesmo pode acontecer se não cumprir as regras impostas para passear o cão em segurança: o uso de coleira ou peitoral e trela; a obrigatoriedade de recolha dos dejetos; ou fazer-se acompanhar pelos documentos de identificação do animal (DIAC ou PAC), entre outras.

Para evitar qualquer desagradável surpresa, esteja especialmente atento às regras que estão afixadas nas entradas das praias e informe-se sobre as que são pet friendly antes mesmo de se aventurar.

Para dar uma ajuda, a NiT encontrou 12 praias de norte a sul de Portugal destinadas a cães ou que permitam cães. De seguida, carregue na galeria para conhecê-las. Provavelmente, e para alegria do seu amigo de quatro patas, terá uma bem perto de si e onde poderá levá-lo, especialmente nestes meses quentes de verão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT