Na cidade

Estas são as melhores fotografias da natureza captadas em 2021

Um gorila a correr, os esquilos mais humanos de sempre e o "esconderijo de um dragão" são algumas das imagens que tem de ver.

O norueguês Terje Kolaas esperava num terreno vazio pintado de branco pela neve da estação, segundos antes de capturar aquela que foi considerada a melhor fotografia de natureza do ano, na edição de 2021 da prestigiada competição Nature Photographer of The Year, que decorreu a 18 de dezembro. Já sabia que aquele espaço era bastante famoso entre os gansos-de-bico-curto, e foi no meio da agitação do movimento dos pássaros que, graças ao seu drone, captou uma imagem deslumbrante.

“Mal ouvi os gansos peguei no drone e posicionei-o no ar. Maior parte das fotografias tinham, como sempre, algo imperfeito, como estarem longe demais, desequilibradas, terem uma asa ou uma cabeça cortada ou alguns dos pássaros a sobreporem-se de uma forma mais feia. Mas esta em particular deixou-me bastante feliz. E, pelos vistos, o júri também gostou”, revela o vencedor.

“Esta fotografia captou imediatamente a nossa atenção, em grande parte graças à perspetiva que nos mostra — a vista de um bando de gansos-de-bico-curto que migram para longe”, explica Tony Wu, um dos jurados.

Este ano, o concurso contou com a participação de fotógrafos de 97 países diferentes. Os concorrentes podem participar em 12 categorias diferentes e também habilitar-se ao prémio Fred Hazelhoff Portfolio. Lea Lee Inoue foi a vencedora deste galardão, com o projeto “Emotional Range”, onde mostra bastantes as varições de humor de um grupo de esquilos (que por vezes quase parecem humanos). “Há muitos anos, quando me mudei para o Arizona (nos EUA), reparei numa família de esquilos. Decidi fotografá-los na esperança de conseguir mostrar que estes animais também pensam, sentem e têm emoções”, afirma. 

Na mais recente edição, foram distribuídos 25 mil euros entre os vencedores. Terje Kolaas, o fotógrafo do ano, ganhou três mil euros, enquanto que os vencedores das restantes categorias saíram do Nature Photographer of The Year com 500€.

Aberta a todos os fotógrafos profissionais (ou não), de todas as idades e de qualquer lugardo mundo, as inscrições para a competição de 2022 abriram a 27 de dezembro.

Carregue na galeria para descobrir as melhores fotografias da natureza em 2021.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT