Na cidade

Estas são as melhores praias do País para mergulhar neste verão

A associação ambientalista Quercus atribuiu, como é habitual, a distinção “Qualidade de Ouro” a mais de 400 praias portuguesas.
Há 420 praias galardoadas.

Todos os anos, Quercus atribui o título de “Qualidade de Ouro” a todas as praias portuguesas que cumpram os requisitos definidos pela associação ambientalista. Este ano, o galardão foi atribuído a 420 praias, mais 26 do que no ano passado, divulgou a organização esta segunda-feira, 13 de maio.

A Quercus especifica ainda que das 420 praias com “Qualidade de Ouro”, 349 são praias costeiras (83 por cento), 61 interiores (15 por cento) e 10 de transição (2 por cento). As regiões do Tejo/Oeste e Norte foram as mais galardoadas, com 103 e 81 praias, respetivamente, a serem distinguidas.

O Norte e os Açores (com 60 praias galardoadas) foram as regiões que registaram a maior subida, em comparação com os números do ano passado: mais 16 e mais 14 galardões, respetivamente. Já as regiões Centro e Tejo/Oeste receberam mais cinco praias com “Qualidade de Ouro”, enquanto o Alentejo aumentou para mais três.

O mesmo não aconteceu no Algarve, que foi a região com a descida mais acentuada. Este ano, houve menos 16 praias galardoadas face a 2023. A maioria delas perdeu o título devido ao “incumprimento do critério relativo às análises realizadas na época balnear 2023”, explicou a Quercus.

A associação adianta que verificou “níveis de poluição algo persistentes, não inteiramente esclarecidos, mas para os quais poderá ter contribuído o impacto da pressão turística nesta região”. O Algarve conta assim com 69 praias “Qualidade de Ouro”.

Das 420 praias galardoadas, nove delas são estreantes na lista: Castelo Branco, Horta (Açores); Poças da Ribeira Grande (Açores), Cavacos, Olhão, Ereira, Montemor-o-Velho; Trabulo, Sátão; S. João do Monte, Tondela; Banda d’Além, Machico (Madeira); Albufeira de Alfaiate, Sabugal; e Fragas de S. Simão, Figueiró dos Vinhos.

O galardão “Qualidade de Douro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

Para receberem esta distinção por parte da Quercus, as praias portuguesas deverão ter uma qualidade de água excelente nas últimas cinco épocas balneares e todas as análises realizadas no último ano deverão ter apresentado resultados melhores em vários indicadores bacterianos.

A lista com todas as praias com “Qualidade de Ouro” em Portugal já pode ser consultada online.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT