Na cidade

Este ano, estas foram as palavras mais pesquisadas no Google em Portugal

O ano que está a terminar foi de pandemia mas nas listas das curiosidades das pessoas há muitos outros temas.
Há algumas surpresas.

Qual foi a sua última pesquisa no Google? As palavras mais procuradas no último ano em Portugal já foram reveladas e pode haver algumas surpresas.

Segundo a Agência Lusa, a meteorologia, o Euro 2020, o Sporting e os Censos 2021 foram alguns dos temas mais procurados este ano no motor de busca, numa lista em que também se encontra o certificado digital.

Em termos gerais, os temas “tempo para amanhã”, “Euro 2020”, “Sporting CP”, “Censos 2021”, “Liga NOS”, “Marília Mendonça”, “certificado digital”, “S.L. Benfica”, “Maria João Abreu” e “Porto” foram os que registaram tendências de maior crescimento face a 2020, segundo dados enviados à agência.

Entre as pesquisas sobre como fazer coisas, os internautas procuraram saber “como obter o certificado digital covid”, “como saber onde votar”, “como ganhar dinheiro no TikTok”, “como votar antecipadamente” ou “como agendar a vacina covid-19”. Também se destacaram perguntas sobre o funcionamento e adesão aos programas IVAucher e AUTOvoucher.

Os portugueses também googlaram “o que são Censos”, “o que visitar em Sintra” ou “o que plantar em fevereiro”. No motor de busca foram ainda perguntadas questões sobre ostomia, a funcionalidade médica de ecmo, maçonaria, creme de leite, fibrose quística, o que visitar em Aveiro ou até o conteúdo do exame de língua portuguesa.

A Covid-19 levou a que fosse criada uma lista dos termos mais procurados dedicada à doença. Aí os temas mais pesquisados foram “certificado digital”, “vacinação covid”, “covid-19 Portugal” e o agendamento da vacina. Além disso, os utilizadores portugueses mostraram-se preocupados com novos confinamentos, o número de casos diários, sintomas da doença e os concelhos de risco.

Na categoria de nomes nacionais, Rogério Samora foi o mais pesquisado, seguindo-se Noah, Tony Carreira, Luís Filipe Vieira e Marisa Matias. Na mesma categoria, surgem também os atletas Patrícia Mamona, Nélson Évora, Miguel Oliveira e João Mário. Em relação a nomes internacionais, o futebolista Christian Eriksen lidera a lista, à frente do ator Alec Baldwin, do futebolista Valentino Lazaro, da ginasta Simone Biles e do futebolista David Luiz. 

Os dados divulgados pela Lusa incluem ainda uma lista das pessoas já falecidas mais pesquisadas. A lista é liderada pela cantora brasileira Marília Mendonça, seguida pela atriz Maria João Abreu e pelo também cantor brasileiro MC Kevin. Na lista constam ainda o jogador de andebol Alfredo Quintana, o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, o ator brasileiro Paulo Gustavo, o antigo futebolista Neno, o músico Carlos do Carmo, o antigo ministro Jorge Coelho e o ator Igor Sampaio.

Em termos de entretenimento, o “Big Brother”, da TVI, foi o mais procurado, sendo um dos quatro portugueses na lista, junto de “All Together Now” e “O Amor Acontece”, da mesma estação, e “The Voice Kids”, da RTP.

Em 2021, o entretenimento estrangeiro dominou os 10 primeiros lugares, em particular produções dos serviços de streaming. As séries “Squid Game”, “Bridgerton”, “Lupin” e “Sex Education”, distribuídas pela plataforma Netflix, integram o top. Os filmes “Dune” e “Eternals”estiveram também entre os mais pesquisados.

Ainda de acordo com a agência portuguesa, quanto a nível global, o críquete liderou as pesquisas, com os jogos da seleção da Índia contra Austrália e Inglaterra a serem os dois temas mais pesquisados (com o confronto desta com a Nova Zelândia a ocupar o sétimo lugar) e com a Primeira Liga Indiana desta modalidade a ocupar o último lugar do pódio. O Campeonato do Mundo de T20, que se realizou nos Emirados Árabes Unidos e no Omã, foi o oitavo termo mais pesquisado este ano.

A liga americana de basquetebol, a NBA, foi o quarto termo mais pesquisado, à frente de “Euro 2021” e “Copa América”. A série sul-coreana “Squid Game”, uma das mais vistas de sempre da Netflix, alcançou o nono lugar entre os temas mais pesquisados em 2021, com o rapper e ator DMX, que morreu em abril, aos 50 anos, a encerrar os dez mais procurados.

“Afeganistão” foi o termo mais procurado em termos noticiosos num ano em que os Estados Unidos da América concluíram a retirada das suas tropas e os talibãs retomaram o poder. Aqui surgem também os termos AMC Stock e GME Stock, cujas ações dispararam na bolsa de Nova Iorque por iniciativa de pequenos investidores ativos num fórum do sítio Reddit.

A Covid-19 e as vacinas contra a doença foram outros dos temas que dominaram as pesquisas no motor de busca da Google, a par dos estímulos distribuídos pelos Estados Unidos da América, tal como as criptomoedas Dogecoin e Ethereum, e as eleições para o senado na Geórgia e o furação Ida.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT