Podia estar relacionado com o Halloween, mas estas visitas guiadas nada têm de assustador. São apenas uma iniciativa das Câmaras Municipais de Lisboa, Loures, Setúbal e Vila Franca de Xira, para assinalar a Semana Cultural dos Cemitérios.
A programação arranca já este sábado, 5 de outubro, e prolonga-se até ao dia 13. Durante este período, haverá várias visitas guiadas gratuitas, tanto noturnas como diurnas, aos cemitérios destas localidades, bem como tardes de jazigos abertos, oficinas, momentos musicais e palestras. O objetivo é contar “as estórias que os cemitérios escondem”, diz a organização.
O programa arranca com uma visita ao Alto de S. João, o primeiro cemitério municipal de Lisboa e o maior em dimensão de Portugal. Com 22 hectares, está localizado na freguesia da Penha de França, com várias campas de figuras ilustres da história do País. A visita guiada, marcada para 5 de outubro, vai ser dedicada ao período da Primeira República.
O Cemitério dos Prazeres, o da Ajuda, o de Carnide e o de Benfica são os restantes endereços da programação em Lisboa. Este ano, e pela primeira vez, irá ser realizada uma oficina de Filosofia para Crianças (13 de outubro), onde as famílias podem perguntar e responder sobre a morte, bem como um Death Cafe (8 de outubro), uma sessão para falar sem complexos sobre a morte — com direito a chá, café e bolos.
As Bibliotecas de Lisboa também vão marcar presença nesta iniciativa, com a organização de clubes de leitura. O Mosteiro de São Vicente de Fora e o Museu de Lisboa vão preparar visitas especiais, nos seus espaços, dedicadas à temática da morte e dos cemitérios.
A programação completa pode ser consultada online.