Na cidade

Estátua de Cristóvão Colombo no Funchal derrubada e vandalizada

O navegador genovês viveu na Madeira antes de propor a Espanha a viagem que o levou a descobrir o continente americano.
Aconteceu no Funchal.

A  estátua do navegador Cristóvão Colombo colocada no parque de Santa Catarina, no Funchal, foi derrubada do seu local e vandalizada na madrugada de domingo, disse fonte do gabinete da presidência local.

Segundo fonte da PSP à Lusa, citada pelo “Observador“, os serviços camarários estarão a tentar perceber se há ou não danos maiores e está a ser avaliada “a melhor maneira de a recolher para restauro e recolocar no local o quanto antes”. Colocada no espaço junto do miradouro com vista para a cidade, a estátua de Cristóvão Colombo foi mandada erguer em 1940. Da autoria do escultor português Henrique Moreira, foi inaugurada em 1968.

O navegador genovês viveu na Madeira antes de propor aos reis de Espanha a realização da viagem que o levou a descobrir o continente americano. A vandalização de estátuas de figuras históricas associadas a períodos ou contextos relacionados com o esclavagismo e colonização começou nos Estados Unidos, mas já houve vários casos na Europa e em Portugal, onde foi notícia um ato de vandalismo contra a estátua do Padre António Vieira em Lisboa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT