Na cidade

Este festival de circo contemporâneo vai invadir as ruas da cidade

O evento irá decorrer entre 18 e 23 de julho nos concelhos de Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão. É a oitava edição do Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous.
Vai haver muitos malabarismos.

Barcelos, Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão. São estas as cidades que compõem o Quadrilátero Cultural e que vão acolher o regresso do Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous, entre 18 e 23 de julho.

A programação da oitava edição do festival já foi divulgada e vai contar com 11 espetáculos: cinco estreias nacionais, duas coprodução e sete espetáculos internacionais. Há ainda quatro oficinas de criação, dirigidas a públicos específicos de cada cidade, como uma mastercass para os interessados das artes performativas e uma sessão de pitching.

“A nova edição do festival internacional focado na programação de circo contemporâneo tem como principal objetivo refletir sobre o grande palco que acolhe as suas criações: o espaço público”, revela a organização. 

O programa arranca no dia 20 de julho, às 19 horas, em Barcelos, com os malabaristas da companhia francesa Collectif Protocole, protagonistas do espetáculo “Kilometer 97, 1”. Tem como mote a coabitação livre das ruas das quatro cidades e convida o público a “deambular, não só pelo espaço urbano das cidades, como também pelos caminhos, atalhos e vielas que ligam os diferentes centros”. 

O espetáculo viaja no dia seguinte para a cidade de Braga (22 horas), seguindo-se as cidades de Guimarães, a 22 de julho, e Famalicão, a 23 de julho.

Ainda no universo francês, chegam ao palco do Vaudeville Rendez-Vous uma criação de Julien School e Jerôme Pont, da companhia CIA Jupon:Ensemble e a estreia do “The Good Place”, criação da companhia MCDF ‒ Marcel et ses Drôles de Femmes. O primeiro espetáculo centra-se na ação do mastro chinês e apresenta um jogo entre duas pessoas que se encontram num equilíbrio “delicado, instável e necessário”. Pode ser visto no Largo Condessa do Juncal, em Guimarães, no dia 21 de julho, na Praceta Francisco Sá Carneiro, em Barcelos, a 22, e no Rossio da Sé, em Braga, a 23, sempre às 22 horas.

Já o espetáculo “The Good Place”, composta por biólogos políticos, naturistas e especialistas ao serviço da humanidade, vai colocar o público a questionar a seguinte questão: “A obscenidade está realmente escondida onde a esperamos?”. A performance vai ser apresentada no Largo da Oliveira, em Guimarães, no dia 23 de julho, às 22 horas.

Outro dos destaques do festival de circo contemporâneo é a estreia do espetáculo “MRD ‒ mort de riure”, da companhia catalã Los Galindos. Não é recomendado para quem tem medo de palhaços, visto que é uma comédia absurda sobre estas personagens tão adoradas e odiadas. O espetáculo questiona a arbitrariedade da justiça e vai estar em cena nos dias 21 (Praça D. Maria II, em Famalicão), 22 (Rua Dom Gonçalo Pereira, em Braga) e 23 de julho (Praceta Francisco Sá Carneiro, em Barcelos), às 22 horas.

O programa inclui ainda a apresentação do espetáculo “The Frame”, que “reúne as geografias espanholas e austríacas e propõe instalar-se diante da vida da cidade passageira”. O Largo da Porta Nova, em Barcelos, recebe o primeiro espetáculo, marcado para dia 21 de julho, às 19 horas, seguindo depois para Braga e Guimarães nos dois dias seguintes.

Além das estreias nacionais, o festival conta com a apresentação de duas coproduções: “Do ferro à ferrugem”, de Alan Sencades, que passa por Famalicão (21 de julho), Guimarães (22 de julho), Barcelos (23 de julho) e Braga (23 de julho); e “Cir-k”, da companhia Oliveira & Bachtler, que irá colocar “sobre as luzes da ribalta o universo peculiar e insólito destas famílias nómadas de saltimbancos”, nos dias 22 (Famalicão) e 23 de julho (Guimarães).

 As produções nacionais “Silêncio do Corpo”, da companhia Erva Daninha, e “Vinil”, do coletivo Quando sais à rua, e “Kinski”, do palhaço portuugês Rui Paixão, também fazem parte da programação e vão invadir as quatro cidades portuguesas. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT