Em Portugal, a tradição de celebrar o magusto continua profundamente enraizada, reunindo comunidades à volta de uma grande fogueira, onde se assam castanhas e se partilha vinho. Graças ao empenho de vários restaurantes, bares, cafés e juntas de freguesia de norte a sul do País, esta prática não se perdeu ao longo dos anos.
Lisboa também oferece diversas opções para comemorar o São Martinho — e uma delas realiza-se este fim de semana, 9 e 10 de novembro, no Palácio Baldaya, em Benfica. O melhor? A entrada é gratuita e música não vai faltar.
No sábado (9), será possível assistir ao concerto da Real Companhia. No domingo (10), o destaque vai para Aldina Duarte, que se irá atuar no Auditório Carlos Paredes. Embora seja gratuito, o acesso ao concerto da fadista é limitado à capacidade da sala, sedo necessário reservar bilhete através do email bilheteiraonline@nulljf-benfica.pt. Ambos os espetáculos têm início às 16 horas.
A Refood Benfica também irá marcar presença no magusto, dinamizando algumas atividades pagas — sendo que as receitas obtidas revertem integralmente para a instituição.
O Palácio Baldaya terá sido construído em 1840 e, durante alguns anos, acolheu o Laboratório Nacional de Investigação Veterinária. No entanto, esteve encerrado durante mais de 100 anos. Voltou a abrir portas a 1 de setembro de 2017, e deste então que, anualmente, tem recebido centenas de atividades como mercados, concertos e peças de teatro.
View this post on Instagram