A freguesia de Belver, em Gavião, no distrito de Portalegre, prepara-se para receber já esta semana uma feira medieval. A partir desta sexta-feira, 20 de junho, e até domingo, dia 22, vai ser possível voltar ao passado com espetáculos medievais, trajes típicos, exposições e música tradicional.
A Feira Medieval de Belver arranca às 18 horas de sexta-feira, com a abertura do mercado e uma exposição de artefactos bélicos. Pelas 18h30, vai ser realizada a leitura da procuração que foi redigida no Condado de Barcelona, isto é, o território governado pelos Condes de Barcelona entre os séculos de IX e XVIII.
Ao longo de todo o evento vão acontecer várias recriações históricas e poderá deparar-se com figuras como o rei D. Dinis, a rainha consorte Isabel de Aragão e a dama italiana Vataça Láscaris. O torneio de armas e o adubamento de cavaleiros donzéis (ou seja, a transformação de um escudeiro em cavaleiro) são alguns dos espetáculos programados.
No sábado, 21 de junho, o mercado abre mais cedo, às 17h30. À mesma hora, realiza-se a Arruada de Trovadores, que celebra a época medieval através de interpretações de várias canções e poemas de artistas da época.
Já no domingo, dia 22, vai realizar-se o cortejo régio do rei D. Dinis pelas ruas da vila, pelas 18 horas. Pelas 19, segue-se a leitura dos termos do Tratado de Alcanizes, entre o monarca português e o seu primo, Fernando IV, rei de Castela.
Todas as noites, pelas 23 horas, decorre o Teatro de Fogo, um espetáculo que utiliza o fogo como elemento central, combinando técnicas de manipulação com elementos teatrais, como a dança e a acrobacia.
A Feira Medieval de Belver vai estar aberta das 18 horas à meia-noite na sexta-feira; das 17h30 à meia-noite no sábado; e no domingo das 17 às 22h30. A entrada é livre para todas as idades e a programação completa pode ser consultada online.