Fora de casa

Na cidade

Este fim de semana há várias atividades gratuitas para fazer em Lisboa

A capital portuguesa vai receber feiras, festivais de música e visitas em diferentes espaços. Tome nota.

Mais de 70 espaços abertos ao público, uma feira dedicada a discos de vinil, visitas guiadas e concertos de diferentes géneros. Estas são apenas algumas das atividades que vão acontecer em Lisboa nos próximos dias e o melhor: para aproveitá-las, não precisa pegar na carteira.

Esta sexta-feira, 8 de maio, arranca a nova edição da Feira de Vinil de Benfica, no Ringue António Livramento. Além de poder comprar diferentes vinis de diversos géneros, o evento tem programado alguns momentos musicais ao longo do dia. Vai prolongar-se até domingo, 10. 

Durante sábado e domingo, pode também aproveitar o Open House Lisboa, a iniciativa que abre portas de quase 80 espaços lisboetas, entre monumentos, edifícios históricos, casas, apartamentos, museus, adegas, entre outros. 

Um dos destaques de domingo, é também a visita guiada “Tu trazes e nós falamos”, no Museu de Lisboa — Teatro Romano. Os participantes são convidados a levar objetos antigos e históricos enquanto visitam a mostra “Rituais de Luz”.

Conheça abaixo as sugestões da NiT para este fim de semana. 

Sábado, 9 de maio

Festival Morabeza LX

O evento decorre no Museu de Lisboa – Palácio Pimenta e é inteiramente dedicado à celebração e difusão da identidade cabo-verdiana em Lisboa. O programa inclui música ao vivo, gastronomia tradicional, workshops, dança, talks, documentários e um mercado. Está aberto das 9 às 22 horas.

Feira de Vinil de Benfica

A oitava edição do evento, organizado pela Junta de Freguesia, regressa ao Ringue António Livramento com várias bancas e exposições de vinis de diferentes géneros. Também vai contar com um programa musical que este sábado será marcado por apresentações de Paulo Costa (das 10 horas ao meio-dia), Gilberto Palma
(do meio-dia às 14), Filipe Parada (das 14 às 16), Chris Marquez (das 16 às 18) e MJ (das 18 às 22 horas). 

Visitas guiadas à Brotéria

A casa cultural do Bairro Alto nasceu de uma revista em 1902. Ao longo dos anos desdobrou-se numa biblioteca, numa galeria, numa livraria e num café. Além disso, esconde salas que contam algumas partes da sua história. Esta visita guiada, às 10 horas, mostra a biblioteca que se esconde atrás das paredes, apresenta a história do palácio, bem como algumas memórias do seu percurso.

Feira da Educação e da Saúde de Belém

O evento acontece das 10 às 17 horas, no Jardim Vasco da Gama. Vai contar com atividades de palco, demonstrações de exercícios físicos para todas as idades, rastreios de saúde, workshops, palestras, participações de escolas, e ainda uma zona de restauração.

Concerto “Sonetos de Camões, Antero e Florbela”

A Casa Fernando Pessoa vai receber um espetáculo especial do projeto que cria sonetos a partir de obras originais de Luís Vaz de Camões, Antero de Quental e Florbela Espanca. O evento está marcado para as 17h30 e basta aparecer.

Domingo, 10 de maio

Encantar Arroios

A partir das 17 horas, o Jardim do Campo dos Mártires da Pátria vai receber a segunda edição do encontro de coros que promove a música como “espaço de partilha.” Tudo acontece em frente à estátua do Dr. Sousa Martins. 

A iniciativa vai reunir projetos como Coro da ASA, Grupo de Cavaquinhos da ASA, Tuna da ASA, Coro Slava, Coro Académico Misto da FLUL, Coro CoLeGaS, Cantares Alentejanos, Grupo de Cavaquinhos do Clube Desportivo do Arneiro, Tuna Médica de Lisboa e Tuna Mista da FMUL e da NOVA Medical School. 

Open House Lisboa

A nova edição da iniciativa conta com 77 espaços gratuitos para explorar. Na lista, encontra edifícios históricos, adegas, hotéis, apartamentos, ateliers, casas, restaurantes, cervejarias, museus, entre outros. Entre os destaques, estão a Conserveira de Lisboa, o Convento dos Cardaes, a Fábrica Dois Corvos, o Hospital da Luz e o Mosteiro dos Jerónimos.

Além disso, pode participar de percursos urbanos, exposições e atividades destinadas para famílias e miúdos. Pode consultar a programação completa através do site do projeto.

Concerto Orçun Atilla

Às 17 horas, a Quinta Alegre — Um Teatro em Cada Bairro recebe o projeto “Música em Bairros”, com um espetáculo de Orçun Atilla, um multi-instrumentista focado nas tradições musicais da Anatólia, na Turquia.  A entrada é livre, mas é preciso reservar através do email (umteatroemcadabairro.quintaalegre@nullcm-lisboa.pt).

Visita guiada “Tu trazes e nós falamos”

A atividade, que acontece a partir das 17 horas no Museu de Lisboa — Teatro Romano, convida os participantes a trazer os seus próprios objetos antigos para uma visita à mostra “Rituais de Luz”. Pode levar “a caixa de fósforos da avó, o isqueiro do avô, a lamparina da tia ou a candeia com pavio curto do tio”, brinca o espaço. 

5L — Festival Internacional de Literatura e Língua Portuguesa

O último dia do evento cultural, que acontece em salas de espetáculos e jardins da cidade, vai contar com conversas, atividades para as famílias, leituras e um concerto do Hot Clube de Portugal — “Jagoda Sings and Swings!”. Tudo acontece a partir das 11 horas e prolonga-se até às 21. A programação completa está disponível online

Se preferir aproveitar o fim de semana em casa, carregue na galeria para conhecer todas as séries e temporadas que estreiam este mês no streaming.

ARTIGOS RECOMENDADOS