Na cidade

Este mês vai conseguir ver sete planetas do nosso sistema solar no céu

Alguns vão ser visíveis ao amanhecer, outros durante a noite e haverá ainda chuvas de meteoros para observar.
Vamos passar o mês a olhar o céu

O mês de novembro vai ser perfeito para todos os amantes de astronomia e de fotografia noturna. Sete planetas vão estar mais visíveis e há fenómenos astronómicos previstos que são uma verdadeira raridade.

Os protagonistas do mês, como explica o “New York Post”, vão ser Júpiter e Saturno, que vão fazer a maior aproximação vista desde 1623 entre eles. Estes dois, em conjunto com Marte, estarão mais visíveis à noite, enquanto Vénus e Mercúrio serão os madrugadores.

Por cá, de acordo com o Observatório Astronómico de Lisboa, todos os planetas vão estar visíveis a olho nu durante novembro. Embora nesta altura do ano seja frequente o céu estar mais nublado, será possível observar três chuvas de meteoros: as Oriónidas de outubro, que estarão em atividade até 7 de novembro; as Oriónidas de novembro, que embora se estendam entre 13 de novembro e 6 de dezembro vão ter o pico máximo a 28 de novembro; e as Leónidas, que estarão em atividade durante todo mês, embora mais visíveis no dia 17.

Todas as atividades dos astros para este mês estão detalhadas no site do Observatório Astronómico de Lisboa, onde além dos fenómenos marcados, vai conseguir entender melhor o seu posicionamento e qual a sua forma mais visível.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT