São mais amigos do ambiente na medida em que não participam na cadeia do plástico e, ao contrário do que muitos pensam, são normalmente árvores plantadas para o efeito ou já em fim de vida — e, neste caso especifico, com uma garantia de replantação de três exemplares por cada retirado. São incrivelmente lindos e sobretudo têm um cheiro, a natureza e a resina, que nos entra pela casa dentro e nos transporta de volta à infância e ao campo. Num ano em que muitos passarão o Natal em pequenos grupos de familiares, em casa, são também um detalhe que pode fazer toda a diferença.
Foi a pensar em tudo isto que João Pinheiro criou a MyNatal.com, um negócio novo de pinheiros naturais, num ano de pandemia. João tem Pinheiro no nome mas é apenas uma coincidência, já que, até agora, o português de 35 anos era sobretudo webdesigner.
Foi este ano que percebeu que as tradições natalícias se estão a perder e que o mundo do consumo de plástico está a tomar conta da época. “Praticamente todos os meus colegas, amigos e família têm em casa uma árvore artificial de plástico”, explica à NiT. E concluiu que hoje em dia era, na verdade, bastante difícil de encontrar uma árvore natural para comprar no Natal.
Por isso, quis dar às pessoas o que cobiçou para si: a possibilidade de comprar uma árvore natural, facilmente e sem ter de se deslocar ou sujar o seu carro para a transportar.
Nasceu assim a MyNatal, já com plataforma online e encomendas disponíveis. Os pinheiros variam entre 1,5 e cinco metros, os preços começam em 40€, com entregas em todo o País. Como a empresa fica no norte, as entregas nesta região são gratuitas; na região de Lisboa são gratuitas se feitas até 15 de novembro; no Alentejo e Algarve, são pagas consoante o tamanho. Pode consultar tudo online.
A empresa oferece ainda o suporte de madeira para o pinheiro e o procedimento de compra é, frisa João Pinheiro, muito fácil. Primeiro, escolhe o tamanho da sua árvore. Depois, seleciona a data de entrega (começam a 20 de novembro). Faz o pagamento, através de MB Way, multibanco, Paypal, ou cartão de crédito; e o pinheiro ser-lhe-á entregue em casa.
A empresa diz que os abetos são originários da Suíça, plantados na região do Alto Douro. E frisa um ponto muito importante: “Apoiamos o reflorestamento, e por isso o nosso conceito é: por cada árvore cortada, três árvores são replantadas”.
A árvore replantada é, por enquanto, de outra espécie, mas isso poderá mudar. “Selecionámos o castanheiro para a replantação de árvores, porque sendo uma espécie de dupla aptidão, produção de madeira e fruto, é cultivado em Portugal para a produção de castanha principalmente; e a madeira de castanheiro perdeu importância nos últimos anos no nosso País, ao contrário de Espanha”, frisa o responsável.
Os pinheiros naturais, diz ainda, são robustos e têm um prazo de validade de 45 dias. “O solo do Alto Duro tem um nível de PH entre 6,0 e 7,0, o que torna a árvore muito robusta e com cores vivas”, refere o responsável.
Quando o Natal passar, a empresa também tem o serviço de ir buscar a árvore que foi sua durante a época festiva, por uma tarifa fixa. Neste caso, o serviço funciona apenas no norte.