Na noite deste sábado, de 12 para 13 de agosto, mantenha-se atento ao céu. O planeta estará iluminado por uma incrível chuva de estrelas, as chamadas Perseidas, que todos os anos em agosto oferecem um espetáculo noturno único.
A famosa chuva de meteoros é um dos momentos mais aguardados do ano — pelo menos para quem gosta de astronomia. Para não perder uma única estrela, tem desde logo que encontrar um ponto de observação privilegiado.
O fenómeno das Perseidas, também conhecidas como “Lágrimas de São Lourenço” — por parecerem lágrimas a cair do céu — surge devido aos detritos deixados pela Swift-Tuttle, um cometa descoberta pela primeira vez em 1862. À medida que se aproximava do sol, deixava para trás um rasto de partículas de poeira.
Hoje em dia, quando a Terra atravessa a sua antiga órbita, mergulha numa espécie de nuvem invisível de partículas de poeira que, quando atingem a atmosfera, entram em combustão e dão origem às encantadoras estrelas cadentes que podem fazer um trajeto de 50 quilómetros em cerca de um segundo.
Os melhores pontos de observação encontram-se longe da poluição luminosa das cidades, por isso pode aproveitar a Meteor Party, uma noite de observação noturna que vai acontecer num dos sítios mais belos e icónicos da região norte: o Santuário da Senhora da Graça, em Mondim de Basto